|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A escrita por e-mail: influências do interlocutor e do gênero discursivo
Wilsilene Rodrigues Thom
O foco desta pesquisa é a produção textual em Língua Estrangeira (LE) de aluno da graduação em Letras, contribuindo para os estudos sobre a formação do professor. O interesse pelo tema surgiu a partir de discussões no Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq – www.escrita.uem.br) e um trabalho anterior que vinha desenvolvendo com alunos do, então, quarto ano do curso de Letras-UEM. Sob a perspectiva teórica de Bakhtin (1997 e 2003) e Vygotsky (1988), ancorando-se assim no sociointeracionismo, que vê a língua e seu ensino sob uma perspectiva sócio-histórica. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) discutir uma experiência de produção de textos por computador, via e-mail, para auxiliar o acadêmico de Língua Inglesa na construção da escrita em LE; b) verificar como a interação conduzida pelo computador reflete-se nos textos em LE produzidos pelo aluno. A coleta de dados ocorreu num período de oito meses e se dividiu em duas fases: a primeira estruturalista e a segunda sociointeracionista. Ambas ocorreram em virtude da posição social da pesquisadora como sujeito dentro do processo de interação, a qual sofreu transformação durante a pesquisa. Dois aspectos se destacaram na análise dos dados: o interlocutor e o gênero. O primeiro, pela importância em estabelecer novas posições sociais através da interação; o segundo, pela possibilidade em utilizar o gênero primário na escrita, viabilizando o diálogo. Os resultados das análises mostram que houve crescimento da pesquisadora e da aluna participante. Como interlocutores, ambas construíram novas posições sociais além de professor-aluno. Quanto ao gênero, a possibilidade da informalidade típica da oralidade proporcionou à aluna participante a oportunidade de desenvolver seu modo de se expressar com naturalidade em Língua Inglesa.
Palavras-chave: Interação, Escrita, e-mail.
|