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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A escrita por e-mail: influências do interlocutor e do gênero discursivo
Wilsilene Rodrigues Thom
O foco desta
pesquisa é a produção textual
em Língua Estrangeira (LE) de aluno da graduação em Letras, contribuindo
para os estudos sobre a formação do professor. O interesse pelo tema
surgiu a partir de discussões no Grupo de Pesquisa “Interação e
escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq –
www.escrita.uem.br) e um
trabalho anterior que vinha desenvolvendo com alunos do, então,
quarto ano do curso de Letras-UEM. Sob a perspectiva teórica de
Bakhtin (1997 e 2003) e Vygotsky (1988), ancorando-se assim no
sociointeracionismo, que vê a língua e seu ensino sob uma
perspectiva sócio-histórica. Os objetivos específicos desta pesquisa
são: a) discutir uma experiência de produção de textos por
computador, via e-mail, para auxiliar o acadêmico de Língua
Inglesa na construção da escrita em LE; b) verificar como a
interação conduzida pelo computador reflete-se nos textos em LE
produzidos pelo aluno. A coleta de dados ocorreu num período
de oito meses e se dividiu em duas fases: a primeira estruturalista
e a segunda sociointeracionista. Ambas ocorreram em virtude da
posição social da pesquisadora como sujeito dentro do processo de
interação, a qual sofreu transformação durante a pesquisa. Dois
aspectos se destacaram na análise dos dados: o interlocutor e o
gênero. O primeiro, pela importância em estabelecer novas posições
sociais através da interação; o segundo, pela possibilidade em
utilizar o gênero primário na escrita, viabilizando o diálogo. Os
resultados das análises mostram que houve crescimento da
pesquisadora e da aluna participante. Como interlocutores, ambas
construíram novas posições sociais além de professor-aluno. Quanto
ao gênero, a possibilidade da informalidade típica da oralidade
Palavras-chave: Interação, Escrita, e-mail.
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