DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação Completa

 

AUTORIA E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO AMBIENTE PEDAGÓGICO COLABORATIVO – APC – DO PORTAL DIA-A-DIA-EDUCAÇÃO DO PARANÁ.

 

Wanderley Braga

bragawanderley@hotmail.com

 

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de análise as produções dos professore de Língua Portuguesa no Ambiente Pedagógico Colaborativo – APC – disponibilizado através do Portal Dia-a-Dia-Educação do Paraná.  Foram analisados todos os 14 APC de língua portuguesa, do Ensino Médio, com enfoque nos gêneros de textos escritos. Chamados de APC, os Objetos de Aprendizagem (OA), permaneceram com a denominação antiga. Nossos objetivos nessa investigação foram o reconhecimento da autoria instituída aos colaboradores pela SEED (Secretaria Estadual da Educação) e a constatação de como se apresentam, nas proposituras de atividades com a escrita, as condições de produção textual, a partir das teorias concebidas pelos estudiosos da corrente sociointeracionista de linguagem. Por essa razão, dialogamos com Bakhtin, Vygotsky, Geraldi, Garcez, Marcuschi, Menegassi, Costa Val, Bronckart, dentre outros. Dividido em dois capítulos, nosso trabalho trata primeiramente da autoria sob o prisma das reflexões teóricas de Foucault, estendidas por Gregoli, Coracini e Orlandi , em que se constatam gestos de autoria e autoria diluída nas múltiplas colaborações. E no segundo capítulo analisamos especificamente o recurso do APC - Propondo Atividades - no Portal Dia-a-Dia-Educação do Paraná, em que as proposituras em quase nada conferem com a proposta sociointeracionista abarcada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC e pelo (1998) Básico de Língua Portuguesa do Paraná (1990). Observamos uma baixa ocorrência dos elementos que compõem as condições de produção textual tomada como processo, como trabalho que exige reflexões e que só faz sentido acontecer na escola, mas não para ela, e, sim, para o mundo extra-escolar, no qual a escrita circula com funções socialmente marcadas. Encerramos cada um dos blocos com um quadro esquemático das análises, apostando na contribuição que esta pesquisa trará para um ensino que reflete os anseios dos usuários da LP quando da manifestação em seus discursos.

 

Palavras Chave: autoria; internet; ambiente colaborativo