|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO Viviane Schier Martins Iachak tinschak@yahoo.com.br
Orientada pelos pressupostos interacionistas de linguagem de Bakhtin e do seu Círculo esta pesquisa objetiva contribuir para o aperfeiçoamento das teorias que buscam compreender o processo de formação do professor de língua portuguesa. Especificamente, objetiva analisar o processo em que se entrelaçam teoria e prática na formação do professor de língua materna, a fim de compreender por que, em serviço, há professores que tratam a teoria como algo distante de sua prática pedagógica. Tomamos como espaço de pesquisa o 3º ano do Curso de Letras-Português- Única, da Universidade Estadual de Maringá, que forma especificamente professores de língua portuguesa. Focamos no curso a disciplina que, na sua base, dedica-se a confluir, de acordo com os pressupostos da Linguística Aplicada, a teoria e a prática: Práticas de Formação do Professor de Língua Portuguesa. Para atender aos objetivos e à finalidade do trabalho, esta pesquisa, ao assumir a perspectiva metodológica qualitativa, propõe-se a interpretar os dados colhidos nas aulas de uma disciplina da grade curricular, por permitir o entrelaçamento com a pesquisa etnográfica, consolidada na observação participante, que lhe atribui esse paradigma interpretativista. Os resultados apontam que a dissociação de teoria e prática feita pelos professores em exercício é o reflexo da crença que se perpetua nos discursos dos acadêmicos: segundo os professores em formação, algumas disciplinas que compõem os currículos jamais serão utilizadas na prática pedagógica. Nesse caminho, outra hipótese emerge e mereceria uma nova pesquisa: os cursos de formação de professor precisam encontrar meios de superar a pretensa dicotomia entre teoria e prática que segue sendo disseminada, por meio da implementação de ações que tornem possível a confluência teoria-prática em outros espaços que não só as disciplinas de práticas de formação e de estágio supervisionado.
Palavras-chave: confluência teoria-prática, formação de professores, ensino de língua portuguesa.
|