VERBOS DE DIZER EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA EM ATAS DO PARLAMENTO DO MERCOSUL

Viviane Cristina Poletto Lugli

vivianelugli@yahoo.com.br

O conhecimento sobre o gênero Ata é requerido em muitos contextos profissionais, pois é um registro documental indispensável devido ao seu teor comprobatório.  Os verbos de dizer, com a função de marcadores evidenciais nas Atas do Parlamento do Mercosul, exercem nesse gênero uma função estratégica de fazer referência à fonte das informações proferidas nas Sessões constituídas pelos mercoparlamentares. Por considerarmos a relevância do estudo dos verbos de dizer em gêneros da esfera secretarial, selecionamos como objeto de pesquisa para esta tese 35 Atas do Parlamento do Mercosul redigidas em língua espanhola,  com o objetivo de  descrever e de analisar os verbos de dizer no gênero textual Ata. O corpus foi extraído da Base de Dados Documental da Secretaria do Mercosul, o qual foi compilado por nós no ano de 2016. Partimos das hipóteses de que o gênero favorece o uso de determinados verbos de dizer e de que os verbos de dizer, como marcadores evidenciais, possuem diferentes forças assertivas, de acordo com o contexto em que se manifestam, por tratar-se de elementos que refletem a sua adaptação às funções que exercem. Para fundamentar este estudo, reunimos as bases teóricas do Funcionalismo com a proposta teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo e utilizamos o Programa AntConc como recurso metodológico para  a análise das 581 ocorrências de verbos de dizer presentes no corpus. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que nos permitiu comprovar as hipóteses da pesquisa, ao obtermos os seguintes resultados: i) o gênero favorece o uso de verbos de dizer com valores positivos, de acordo com a classificação de palavras apresentada pelo SO-CAL (2009); ii) o gênero mobiliza um maior número de verbos declarativos e de verbos que indicam conteúdos de uma esfera de poder, de acordo com a classificação de verbos de Sánchez García (2009); iii) há um número maior de ocorrências de verbos de dizer que se manifestam em sequências descritivas; iv) há uma predominância de verbos que indicam continuidade de tópico; v) manifesta-se uma alta frequência de marcadores evidenciais de fonte relatada definida, que visa a atribuir maior credibilidade ao enunciado; vi) destacam-se os verbos de dizer codificados com  forças fortes [1] e [2], devido ao seu  número de ocorrências. A pesquisa revelou, desse modo, a relevância da descrição e da análise dos verbos de dizer no gênero textual Ata, por determinar o teor  e as características do gênero, considerado uma prática de referência no ensino de Secretariado Executivo.

Palavras-chave: Funcionalismo; verbos de dizer; marcadores evidenciais