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A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA NOS CONTOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN: O DESVELAR DE UM PARADIGMA

 

Véra Beatriz Medeiros Bertol de Oliveira

verabertol@hotmail.com

 

Esta dissertação tem como tema os contos de fadas de Hans Christian Andersen (1805-1875) e a personagem criança, especificamente nas narrativas em que ela é protagonista. O estudo objetivou analisar e descrever, por meio de uma leitura crítico-interpretativa, a representação da personagem criança nos contos As flores da pequena Ida (1835), O porco de bronze (1842), O anjo (1843), Os sapatos vermelhos (1845), A pequena vendedora de fósforos (1845) e Dance, dance, bonequinha! (1871) pertencentes à obra de Hans Christian Andersen, Histórias e Contos de Fadas: Obra Completa, em dois volumes, com tradução de Eugênio Amado e publicada no Brasil no ano de 1996. Nessa leitura, foram considerados os critérios estéticos, estruturais e temáticos utilizados pelo autor na composição da personagem criança no corpus selecionado, observando-se em que medida esses recursos contribuem para a formação do leitor e, concomitantemente, se as obras em estudo oferecem a esse leitor a possibilidade de obter melhor compreensão da realidade existencial e social. O estudo se justifica pela necessidade de trabalhos que explorem a temática da infância e sua representação na literatura, de modo a suscitar uma reflexão sobre a realidade, mostrada por meio de uma linguagem poética, característica primordial na obra de Andersen. A metodologia aplicada segue, em seu delineamento, uma abordagem qualitativo-descritiva, discutindo referências a respeito da teoria literária, do leitor, da leitura, da literatura infantil e juvenil e, com base nesses pressupostos, os contos em questão foram analisados. O suporte teórico encontra-se amparado na Teoria do Efeito Estético, proposta pelo teórico alemão Wolfgang Iser. De acordo com essa vertente, o paradigma autor/texto/leitor posiciona-se de maneira satisfatória, passando a ser fundamental a interação entre os elementos dessa tríade, o que, no presente estudo, permitiu que a obra de Andersen fosse resgatada e atualizada. Além dessa teoria, completam o nosso estudo as ideias de Philippe Ariès, Regina Zilberman, Robert Darnton, Hans Robert Jauss, Marc Soriano, Antonio Candido, entre outros. Ao abordarmos a construção das personagens que representam a criança e a sua inserção na realidade existencial e familiar, bem como as considerações acerca do leitor, da recepção do texto literário, da literatura e da sua contribuição para a formação de um espírito crítico e reflexivo, o presente trabalho visa contribuir para os estudos teórico-literários a respeito da vida e da obra de Hans Christian Andersen.

 

Palavras-chave: Personagem criança; Contos de Fadas; Hans Christian Andersen.