|
RESUMO |
AS REGULARIDADES DISCURSIVAS DE SUJEITOS POLÍTICOS NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL (HGPE/TV), NAS ELEIÇÕES/2004 DE MARINGÁ
Vera Lucia da SILVA
Neste trabalho refletimos sobre a questão da nova configuração do campo discursivo político na sociedade contemporânea ambientada pela mídia, dada a necessidade de compreensão das transformações pelas quais vêm passando este tipo de discurso e de como os sujeitos políticos enunciam a partir desses lugares discursivos. Ao operar com a problemática de quais regularidades discursivas foram apresentadas pelos dois sujeitos políticos: João Ivo Caleffi do Partido dos Trabalhadores (JIC/PT) e Silvio Barros do Partido Progressista (SB/PP) que disputaram a reta final da eleição maringaense para prefeito, procuramos descrever os efeitos de sentido produzidos por seus discursos que orientaram, respectivamente, para a derrota e para a vitória dos candidatos. Para compreender as condições de produção em que se deram os resultados nas urnas, priorizamos recortes discursivos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão (HGPE/TV), por ser o gênero discursivo-midiático de maior impacto e relevância em uma campanha eleitoral. Foram selecionados, gravados e transcritos os programas eleitorais da última semana do segundo turno, fase decisiva para a conquista dos votos. A análise foi feita sob dois dispositivos teóricos: o da linha da comunicação político-midiática com Rubim, Gomes e Weber e o da discursiva com Maingueneau, Pêcheux e Orlandi, entre outros. Como resultado da nossa pesquisa, salientamos que o candidato derrotado JIC/PT sofreu as coerções da formação ideológica socialista a que se filiam seu partido e seu governo, reproduzindo, no HGPE/TV, os mesmos lugares discursivos coletivos, bem como se mostrando atrelado às concepções clássicas do discurso político tradicional calcado na retórica informativa e racional. Por outro lado, o candidato vitorioso SB/PP mostrou-se rendido às coerções do marketing eleitoral, produzindo cenas interativas individualizadas de grande efeito persuasivo, obtido pelo processo de identificação com o eleitor maringaense e reforçado por relações interdiscursivas com os campos religiosos, esportivo e tradicional/familiar que contribuíram para fixar uma imagem de candidato competente e experiente para o cargo de prefeito. Com a análise do discurso dos candidatos procuramos explicar o resultado final das urnas, uma vez que a campanha eleitoral envolve uma rede complexa de fatores que o determinam e, por isso, pudemos apontar alguns dos principais eixos semânticos do processo argumentativo-persuasivo de busca do voto.
Palavras-chave: discurso; mídia; eleição.
|