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RESUMO

 

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ASPECTOS DO BILDUNGSROMAN EM RETRATOS DE CAROLINA (2002) E SAPATO DE SALTO (2006), DE LYGIA BOJUNGA

Vanessa Borella da Ross

hades_ross@hotmail.com

 

RESUMO

Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa em que buscamos levantar e sistematizar na obra da escritora brasileira Lygia Bojunga, aspectos do romance de formação, o Bildungsroman feminino contemporâneo, especialmente no que se refere à construção da personagem feminina, no século XXI, e aspectos referentes à perspectividade textual no modo de construção das personagens dessas narrativas. A compreensão de que o romance de formação feminino atualiza concepções do Bildungsroman tradicional, acompanhando as mudanças históricas e sociais, relacionadas ao momento de criação das obras, sedimentou o estudo das protagonistas das narrativas juvenis Retratos de Carolina (2002) e Sapato de Salto (2006), representações femininas de diferentes faixas etárias, que passam por experiências transformadoras em busca de auto formação e construção de identidade própria. Para a consecução do objetivo deste trabalho buscamos, além do embasamento em concepções relativas ao romance de formação tradicional, ao romance de formação feminino, histórico da crítica feminista e sua contribuição para o advento do romance de formação feminino, a gênese do subsistema juvenil na literatura brasileira, bem como fundamentar teoricamente a abordagem das narrativas a partir da noção de perspectividade, buscada notadamente na Teoria de Efeito, de Wolfgang Iser, empregada como instrumento teórico de análise dos elementos que configuram a construção das  personagens femininas. A perspectividade, segundo Iser, permite o afloramento de diversas visões do mesmo objeto narrado, oferecendo ao leitor perspectivas diferenciadas, aspecto que possibilita a emergência do objeto estético. Por meio desse instrumento teórico, observamos que as personagens femininas não só ganham voz (e visão) próprias e a partir dela narram suas trajetórias, como permitem outras manifestações que, entrelaçadas, constituem a perspectividade interna do texto. Também, constatamos que nos desfechos dos romances de formação tradicional o homem alcança os objetivos traçados, integrando-se positivamente no funcionamento da sociedade de modo a obter um final que pode ser considerado como “positivo ou feliz”; em contrapartida, nos romances de formação feminino, a mulher primeiro necessita resgatar sua identidade fragmentada pela sociedade patriarcal na tentativa de integração ao meio social. Para realizar esse feito, a personagem feminina narra sua história a partir de seus anseios e necessidades reais, de viva voz. Dessa forma, os desfechos dessas narrativas geralmente apresentam-se abertos ou indeterminados, o que pode significar que as personagens femininas ainda se encontram em processo de construção, embora já possuam voz própria para reivindicar seu lugar e espaço na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Bildungsroman feminino; Lygia Bojunga; perspectividade.

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