DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

Caixa de texto:  

A JOVEM MULHER CONTEMPORÂNEA URBANA E OS EFEITOS DE SENTIDO NA DISCURSIVIDADE DA SÉRIE TELEVISIVA ALINE

 

Valquiria Botega de Lima

valquiriabl@yahoo.com.br

 

Esta dissertação tematiza os modos como o sujeito jovem mulher contemporânea urbana se constitui discursivamente e se significa na série televisiva Aline cuja personagem principal é uma jovem mulher que retrata a complexidade do ser feminino inserido no universo contemporâneo e, mais, no espaço central da maior cidade da América Latina, São Paulo. A inquietação que move esta pesquisa é a de compreender como esse sujeito se constitui e se significa e/ou é significado no funcionamento discursivo da materialidade verbo-visual da série em foco. Para atingir esse objetivo, levamos em conta o fato de que esse produto midiático-televisivo consiste em uma adaptação da coletânea de livros os quais trazem as tiras Aline e, por extensão, a compreensão das formas de identificação-significação da jovem na série exige, primeiramente, um estudo analítico da materialidade das tiras. Ademais, entendemos a análise da divulgação midiática da série como necessária por nos permitir verificar o direcionamento de sentidos envolvendo a personagem e o programa televisivo, em decorrência dos interesses da emissora Rede Globo: garantir a audiência e a comercialização de seu produto. Por meio da perspectiva teórico-analítica da Análise de Discurso francesa, em especial da proposta pêcheutiana, fundamentamos nosso trabalho sob um olhar discursivo e nos embasamos nos conceitos de discurso; sujeito; efeito (s) de sentido; silenciamento e interdiscurso (memória discursiva). Apoiamo-nos nas reflexões do campo da história, da sociologia e da filosofia para tecermos uma breve retomada acerca da história da mulher em nosso país, com vistas a aproximar as reflexões sobre a jovem na contemporaneidade. Metodologicamente, operamos com o levantamento das temáticas mais recorrentes nas tiras para posterior reflexão comparativa em relação à série. O predomínio dos temas funcionou também como recorte do corpus analítico da série. Dessa forma, investigamos o sujeito-personagem Aline se significando e se constituindo em relação a: a) seus namorados; b) seus pais, e c) sociedade. Ao final, no que se refere às tiras, constatamos que a personagem assume discursos contrários às normalidades imperativas sobre o comportamento sexual feminino, sobre o relacionamento amoroso e sobre a relação familiar. Além disso, a questão sexual é a que se potencializa no discurso da protagonista. No tocante à divulgação da série, percebemos que os sentidos que circularam sobre esse produto midiático e sobre a jovem mulher (a protagonista Aline) se filiam à formação ideológica e discursiva do consenso, visto que elas significam contrárias ao questionamento, e procuraram direcionar os sentidos sobre a jovem a partir de discursos já trabalhados e aceitos no espaço social e midiático. A análise discursiva da série nos permite constatar e concluir que o sujeito-personagem Aline, apesar de manter alguns traços da personagem-fonte, dela se distancia, principalmente, quando à questão do sexo desliza para a questão do amor e da felicidade. Em nosso gesto de descrição e interpretação referente ao relacionamento amoroso, ao relacionamento familiar e ao relacionamento social, percebemos que a jovem Aline se significa e se constitui no cerne de uma relação complexa e contraditória que conjuga os vínculos entre o tradicional e o não tradicional; a esfera privada (espaço doméstico e suas funções) e a esfera pública (espaço social urbano); a antiga estrutura de relacionamento amoroso e as novas estruturas de relacionamento; a naturalidade (o consenso) e o conflito (as divergências).

 

Palavras-chave: Mulher contemporânea; Mídia televisiva; Série Aline.