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Caminhos cruzados de Fanny Abramovich: a recepção da narrativa pelo leitor jovem

Maria Valquiria Magro

ameavida2@hotmail.com

 

Nas últimas décadas, têm se intensificado os estudos acerca da leitura. Nesse campo, as diversas áreas do conhecimento se articulam ou, às vezes, isolam-se, buscando diminuir a distância entre os jovens e o livro que tem dividido espaço com o DVD, a mídia, os jogos eletrônicos e outros atrativos da vida moderna. Todos os textos podem instigar à leitura, mas o texto literário, farto da fantasia necessária e indispensável ao homem, reúne características que vão além do papel pedagógico: forma pela gratuita capacidade de envolvimento com o leitor. É neste contexto de realidades e necessidades que esteve pautada esta dissertação. Nosso objetivo foi, a partir da Teoria da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss, observar a recepção da obra Cruzando caminhos, de Fanny Abramovich, pelo leitor jovem, por meio de suas habilidades intrínsecas, seu conhecimento de mundo e suas próprias expectativas diante do material literário em mãos. O grupo pesquisado foi composto por nove jovens, entre 15 e 18 anos, moradores de um bairro de classe média baixa e estudantes do ensino médio da rede pública que, por meio de questionários, registraram suas situações econômicas e culturais e suas impressões de leitura da obra citada. Os instrumentos de  registro dos dados  e obras  de  Fanny Abramovich, de Marisa Lajolo, de Regina Zilberman, de Hans Robert Jauss, de Ezequiel Theodoro da Silva, de Antonio Candido, de Robert Escarpit, entre outros, embasaram este trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve o cumprimento das funções leitoras por parte dos sujeitos da pesquisa, alicerçados na forma de construção da narrativa, cujo tema, personagens e, principalmente, a linguagem permitiram a aproximação entre leitor e obra.

 

Palavras-chave: Narrativa Juvenil; Fanny Abramovich; Cruzando Caminhos; Recepção.