Dissertação completa
"ESCOLINHA DO POVO": A HISTÓRIA DA HISTÓRIA
Atos de fala e a criação do real
Nelci Mello Tomadon
A leitura pragmática da linguagem ofereceu suporte para o desvelamento das verdades acordadas no diálogo responsivo estabelecido por ocasião do resgate histórico de uma escola, em Campo Mourão, PR, em 1999. Essa iniciativa propiciou verificar qual a parcela de responsabilidade da linguagem na constituição e institucionalização da teia discursiva de fatos históricos que apagou a existência da "Escolinha do Povo" por, mais ou menos, 35 anos, bem como a institucionalização de uma lista de ex-diretores não correspondente aos fatos empíricos. Através da análise dos mecanismos formais e de discurso presentes em atos administrativos, em registros escritos oficiais e extra-oficiais, recuperaram-se desenhos históricos coexistentes, mas diferenciados, engendrados por atos de fala que, em circunstâncias específicas, construíram, através da interlocução, significados aceitos como verdadeiros, perpetuando-os em sucessivas reiterações ao longo dos anos. Análise dos dados provou que a constituição dessas teias discursivas está mais ligada às decisões do eu autoridade competente na emissão dos proferimentos do que ao retrato de uma dada circunstância histórica.
Palavras-chave:
Pragmática. Atos de fala. Performativo. Ilocucionário.