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RESUMO

 

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PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE LEITURA DISCURSIVA DE CONTOS URBANOS PÓS-MODERNOS PARA TURMAS DE 9º ANO.

 

 

Thamires Nascimento Dearo

thamiresnd@gmail.com

 

 

RESUMO:

 

 

São múltiplos e ináveis os benefícios da leitura e os textos literários contemporâneos se mostram muito produtivos para seu trabalho em aulas de língua portuguesa, pois abordam assuntos que se relacionam com a realidade vivida pelos alunos. Existem diversas concepções de como o processo de leitura acontece/deve acontecer, entretanto, acreditamos que a Análise de Discurso possa ser uma perspectiva muito adequada a ser utilizada, pois, na visão discursiva, a leitura é muito mais que um mero processo de decodificação, extração de sentidos do texto ou ainda mobilização de estratégias de leitura no ato de ler. A leitura, tomada como um processo discursivo, é uma prática essencial, pois é a partir dela que atribuímos sentidos a todos os tipos de linguagem, verbal, não verbal, gestual, entre outras. Neste trabalho, tivemos o propósito de produzir propostas de leitura discursiva de contos que trabalham assuntos urbanos pós-modernos. As propostas apresentam possíveis encaminhamentos para o texto literário, deslocando a ênfase na estrutura narrativa ou no conteúdo. Além disso, acreditamos que o trabalho com essa perspectiva possibilita o deslocamento das posições estabelecidas, dando voz aos alunos. Para tanto, em um primeiro momento, nos debruçamos em uma revisão da literatura pertinente à Análise de Discurso, aos estudos sobre a pós-modernidade, ao gênero conto e o espaço escolar no contexto atual; em um segundo momento, apresentamos as análises pré-pedagógicas dos contos selecionados para este estudo com o propósito de delinear uma abordagem discursiva da textualidade dos contos; finalmente, elaboramos atividades de leitura, nos baseando em três eixos, condições de produção, posição-sujeito e aspectos da língua. Consideramos que, assim, e fazendo a relação entre oral e escrito na constituição heterogênea da escrita literária dos textos, não ficamos presos a um sentido único, preso à letra. A Análise de discurso nos possibilitou refletir sobre como a leitura pode ser (re)pensada  e redimensionada em sala de aula, compreendo a escola, a sala de aula, a linguagem e os sujeitos não como lugares fixos, homogêneos, mas sim abertos a deslocamentos e ao movimento dos sentidos. 

 

 

Palavras-chave: Análise do discurso; leitura; contos; pós-modernidade

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