DEFESAS
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DOS CATÁLOGOS DE LITERATURA JUVENIL AO LEITOR EM CONTEXTO ESCOLAR. Um estudo de recepção de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por alunos de oitava série de uma escola pública paulista

 

Tatiana de Araújo Severo

tatiana2tatiana@hotmail.com

 

Esta dissertação relata resultados de uma pesquisa que se propôs a descrever e analisar a recepção de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por alunos da fase final do Ciclo Básico II de aprendizagem de uma escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo. Realizada no ano de 2007, na cidade de Presidente Prudente (SP), esta pesquisa buscou ocorrências da apreensão de leitura de um grupo específico de leitores, caracterizando-se, assim, como um estudo de caso, de caráter fenomenológico. As ações contemplaram fases exploratórias e descritivas. Todo o trabalho esteve fundamentado na teoria da Estética da Recepção e foi complementado pela Sociologia da Leitura, sob a premissa da relação dialógica que se institui entre literatura e leitor. O ponto de partida para a verificação da recepção do romance se concentra em sua indicação de leitura aos alunos desse nível de escolaridade (fase final do Ensino Fundamental) pelos catálogos de algumas editoras do país: Ática, Companhia Editora Nacional, Companhia das Letras, Moderna e Scipione. O objetivo da investigação consistia em verificar quais mecanismos poderiam interferir na recepção de um texto considerado canônico no sistema escolar brasileiro. Inicialmente, o trabalho procurou refletir a respeito de literatura, leitura e questões de mercado. Em um segundo momento, foi dividido nas seguintes etapas: análise dos catálogos de literatura juvenil das editoras; o exame do perfil socioeconômico e cultural dos alunos participantes da pesquisa; e o estudo da recepção da obra. Os resultados demonstraram que poucos alunos conseguiram realizar a leitura do romance e o fator preponderante para a construção desse índice reside em um quadro de má formação das competências leitoras dos alunos, que muito têm a ver com as práticas inadequadas (ou ausentes) de leitura promovidas pela escola, denotando a fragilidade do processo educacional.

 

Palavras-chave: Literatura e Mercado, Ensino de Literatura, Recepção.