DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa

OS SEGREDOS DO LIVRO DIDÁTICO: A CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

 

Susilene Cristina Tavares e Souza

scrissouza@bol.com.br

 

Os níveis de produtividade considerados insatisfatórios quanto ao desempenho na leitura e na produção de textos apresentados pelos alunos representam um motivo de preocupação. Dessa forma, esta pesquisa realiza-se sob a luz da Lingüística Aplicada, amparada pela Lingüística Textual e pela Gramática Funcional, tendo como objetivo analisar a proposta de ensino de LM apresentada pelo LD, especificamente no que se refere ao ensino-aprendizagem de gramática, com o olhar voltado para o nível de compatibilidade com o que preconizam os PCNs. O corpus a ser pesquisado é o livro didático Português: idéias e linguagens, da autora Maria da Conceição Castro, adotado no 3º ciclo – 5a. série, no ano de 2004, pelo Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, da cidade de Bandeirantes/PR. São analisadas as unidade 2, 3, 4 e 5 que abordam os substantivos e os adjetivos. Dessa forma, estabeleço um questionamento principal: se o ensino de gramática serve de suporte para garantir uma melhor comunicação entre os usuários da língua, que se divide em três questionamentos secundários: qual a concepção de linguagem revelada pelo livro didático; se as atividades oferecidas pelo livro didático promovem reflexão sobre a língua (análise lingüística); e se o livro didático apresenta diferença entre ensino de gramática e ensino de língua. Utilizo a Gramática da Língua Portuguesa (VILELA; KOCH, 2000) e a Gramática de Usos do Português (NEVES, 2000) como suportes. Os resultados desta pesquisa indicam uma resposta afirmativa para o meu questionamento principal. Tal resposta é acompanhada de informações que revelam que a concepção de linguagem do LD analisado é predominantemente interacionista, fator que, apesar de nem todas as atividades oferecidas promoverem reflexão sobre a língua, contribui para a identificação de um traço bem marcante que conduz à prática de análise lingüística, considerando a atitude do professor como mediador nesse contexto. Quanto ao último questionamento, a pesquisa revela que o LD diferencia o ensino de gramática e o ensino de língua. Sem pretensões de solucionar os problemas da educação, como mais uma contribuição para amenizar as dificuldades com as quais nos deparamos em nosso cotidiano, acredito que um dos aspectos merecedores de maior atenção nesse processo refere-se à capacitação do profissional – o professor.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Língua Materna, gramática, Lingüística Aplicada.