DEFESAS
RESUMO

 

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RESUMO

Tendo em vista o atual panorama brasileiro em relação à leitura e à literatura, no qual a leitura ganha centralidade nos discursos que almejam a melhora da escola e dos níveis de leitura da população, esta pesquisa se enraíza no universo de leitura adolescente e jovem, tanto na escola quanto fora dela, a fim de compreender como o público se relaciona com esta prática. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou, especificamente, conhecer as práticas de leituras ficcionais realizadas por adolescentes em contexto escolar e não escolar partindo da hipótese de que, embora haja um discurso social enfatizando que jovens não praticam leitura e, ainda, que o brasileiro não lê, o mercado editorial brasileiro está em crescente expansão, o que nos leva crer que há um público leitor, sobretudo junto à faixa etária jovem. Partindo, portanto, do pressuposto do interesse de adolescentes e jovens pela leitura, este trabalho investigou quais as práticas de leitura ficcional por eles realizadas. Além disso, o trabalho também buscou discutir os modos como as concepções de letramento, voltados para o ensino de literatura, são estabelecidos e reproduzidos de modo a marginalizar outras práticas de letramento, que aqui serão chamados de ficcional e multimodal e cuja realização acontece de forma cotidiana, dentro e fora da escola, ainda que de forma velada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa básica, de natureza quali-quantitativa, na qual se utilizou um questionário semi-estruturado aplicado em 4 escolas, 2 públicas e 2 particulares, de ensino médio da cidade Paranavaí, município localizado no Noroeste do estado do Paraná, totalizando uma amostra de 126 estudantes. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de suporte teórico advindo dos Novos Estudos sobre Letramento (GEE, 1990; STREET, 1999, 2010, 2014) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita. Foi possível perceber que os jovens participam de inúmeras práticas de cunho ficcional, desde leitura de livros até apreciação a séries e filmes. Constatamos, ainda, que a leitura literária patrocinada pela escola têm pouca aceitação entre o jovens, mas tem um papel importantíssimo neste processo. Por sua natureza básica, a pesquisa não pretendeu apresentar soluções ou metodologias sobre o ensino de leitura, mas pode contribuir para estudos posteriores e para práticas pedagógicas sobre o tema do ensino da leitura e da literatura na escola, ao prover um conhecimento mais pontual sobre as práticas de leitura pouco estudadas, como as leituras ficcionais (verbais e multimodais) presentes na vida de adolescentes e jovens.  

 

Palavras-chave: Letramento; Leitura de textos ficcionais; Adolescentes; Ensino Médio.

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