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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO Tendo em vista o atual panorama brasileiro em relação
à leitura e à literatura, no qual a leitura ganha centralidade nos discursos
que almejam a melhora da escola e dos níveis de leitura da população, esta
pesquisa se enraíza no universo de leitura adolescente e jovem, tanto na escola
quanto fora dela, a fim de compreender como o público se relaciona com esta
prática. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou, especificamente,
conhecer as práticas de leituras ficcionais realizadas por adolescentes em
contexto escolar e não escolar partindo da hipótese de que, embora haja um
discurso social enfatizando que jovens não praticam leitura e, ainda, que o
brasileiro não lê, o mercado editorial brasileiro está em crescente expansão, o
que nos leva crer que há um público leitor, sobretudo junto à faixa etária
jovem. Partindo, portanto, do pressuposto do interesse de adolescentes e jovens
pela leitura, este trabalho investigou quais as práticas de leitura ficcional
por eles realizadas. Além disso, o trabalho também buscou discutir os modos
como as concepções de letramento, voltados para o ensino de literatura, são
estabelecidos e reproduzidos de modo a marginalizar outras práticas de
letramento, que aqui serão chamados de ficcional e multimodal e cuja realização
acontece de forma cotidiana, dentro e fora da escola, ainda que de forma
velada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa básica, de natureza
quali-quantitativa, na qual se utilizou um questionário semi-estruturado
aplicado em 4 escolas, 2 públicas e 2 particulares, de ensino médio da cidade
Paranavaí, município localizado no Noroeste do estado do Paraná, totalizando
uma amostra de 126 estudantes. Os dados foram analisados qualitativamente a
partir de
suporte teórico advindo dos Novos Estudos sobre Letramento (GEE, 1990; STREET, 1999, 2010, 2014) segundo os quais
letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da
escrita. Foi possível perceber que os jovens participam de inúmeras práticas de
cunho ficcional, desde leitura de livros até apreciação a séries e filmes.
Constatamos, ainda, que a leitura literária patrocinada pela escola têm pouca
aceitação entre o jovens, mas tem um papel importantíssimo neste processo. Por
sua natureza básica, a pesquisa não pretendeu apresentar soluções ou metodologias
sobre o ensino de leitura, mas pode contribuir para estudos posteriores e para
práticas pedagógicas sobre o tema do ensino da leitura e da literatura na
escola, ao prover um conhecimento mais pontual sobre as práticas de leitura
pouco estudadas, como as leituras ficcionais (verbais e multimodais) presentes
na vida de adolescentes e jovens. Palavras-chave: Letramento; Leitura
de textos ficcionais; Adolescentes; Ensino Médio. . .
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