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RESUMO |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS: UM ESTUDO COM OS FORMANDOS DA UNICENTRO Neste trabalho procuramos fazer uma reflexão sobre a formação dos acadêmicos dos Cursos de Letras Português-Literatura e Português-Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, no Paraná, no que se refere às suas competências para atuarem no ensino de língua materna, e, de forma mais específica, no ensino da leitura. Lembremo-nos que são acadêmicos que concluem um curso que, a rigor, lhes habilita atuarem como docentes no ensino de Língua Portuguesa. Numa tentativa de detectar aspectos problemáticos que podem interferir negativamente no desenvolvimento das habilidades de compreensão da leitura e, conseqüentemente, na formação do leitor, tomamos como objeto de análise os seguintes registros: a) planos de aula elaborados por esses acadêmicos, b) entrevistas com professores e c) relatórios apresentados pelos acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado. A fundamentação teórica que embasou esta pesquisa voltou-se para os estudos de autores como Foucambert (1994); Goodman (1997); Kato (1990) Kleiman (1989); Smith (1991) Solé (1998) e Brasil (1997-1998). Quanto às análises, pudemos constatar que esses formandos encontram dificuldades em relação ao trabalho com leitura em sala de aula, pois verificamos que, embora haja um esforço tanto por parte dos professores quanto dos acadêmicos em realizar um trabalho com leitura, dentro de uma nova perspectiva do ensino, tal trabalho, volta-se prioritariamente para um enfoque tradicional, ou seja, o texto é tratado, muitas vezes, como pretexto para outras atividades que não são de leitura. Além disso, percebemos a relevância para a prática da leitura em voz alta, visando, sobretudo, verificar a entonação, pronúncia e pontuação. A interpretação do texto, fator relevante para a efetivação do ato de ler, ainda, centra-se na extração de significados. Palavras-chave: Leitura, Curso de Letras, Estágio Supervisionado, Ensino de Língua Materna. |