LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO PAS-UEM:

UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Sirlei Cardoso Cordeiro Vimieiro

Sirlei.vimieiro@hotmail.com

A pesquisa intitulada Leitura de textos literários no PAS-UEM: uma análise da prática de letramento literário teve como objeto de análise as provas de Literatura em Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicadas no Processo de Avaliação Seriada – PAS. O PAS consiste em um exame de acesso ao ensino superior cujas provas são realizadas de modo seriado, avaliando-se os alunos nas três etapas do ensino médio. O trabalho baseou-se em estudos sobre letramento, leitura literária e história da disciplina de Literatura no Brasil. Tal história aponta para o fato de que a Literatura nacional substituiu vagarosamente as disciplinas clássicas, e o seu ensino estava intrinsecamente relacionado ao ensino de língua materna (RAZZINI, 2010), de forma que a literatura não era uma disciplina autônoma. Além disso, o ensino secundário não foi planejado enquanto uma etapa da escolarização em nosso país e sua gênese está ligada a uma visão propedêutica, visando o ingresso ao ensino superior. Tal fato gerou uma relação de subordinação do ensino secundário às provas e exames aplicados pelas Instituições de ensino superior para acesso a este nível de ensino. Considerando a história da disciplina da Literatura na escola brasileira, o trabalho ancora-se na hipótese de que a leitura pressuposta na prova do PAS-UEM reforça o caráter propedêutico do ensino médio, solicitando uma leitura literária dos candidatos, alinhando-se a um modelo de leitura letrada. O corpus utilizado na pesquisa foram as questões de literatura presentes nas provas de Língua Portuguesa aplicadas no PAS nos anos de 2011 a 2013, totalizando vinte e quatro questões e cento e vinte assertivas. A análise do corpus mostrou que as provas de literatura deste concurso pressupõem um leitor que saiba reconhecer os artifícios de ficção empregados pelos autores, tratando-se, portanto, de uma leitura especializada que em muito difere das leituras de textos referenciais ou mesmo de textos ficcionais não canônicos. A fim de verificar o modo como os estudantes do ensino médio avaliam este exame, foram elaborados questionários semiestruturados aplicados a cinquenta estudantes com a intenção de averiguar sua relação com a literatura na escola e suas percepções sobre aprova do PAS. A partir dos levantamentos realizados, observou-se que a leitura proposta nas provas necessita de um aprendizado formal que não pode prescindir da escola como agente formador. Entretanto, cabe questionar o modo como a escola pode alcançar tal objetivo e se ela possui as condições necessárias para isso.

Palavras-chave: Literatura; Ensino; Letramento; PAS-UEM.