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RESUMO

 

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PROPAGANDA ELEITORAL PRESIDENCIAL:

O PROCESSO DISCURSIVO DE DESCONSTRUÇÃO DO ADVERSÁRIO POLÍTICO

 

 

Silvia Caroline Gonçalves

silviacaroll@hotmail.com

 

 

RESUMO

 

Esta dissertação tematiza o processo discursivo de desconstrução do adversário político em propaganda eleitoral presidencial. Tem como objeto de investigação os modos de desconstrução de Dilma Rousseff (PT) como adversário político pela propaganda política eleitoral de Aécio Neves (PSDB), veiculada no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE/TV), no segundo turno da campanha presidencial de 2014. Tendo em vista que, neste período, Dilma Rousseff era candidata à reeleição e havia 12 anos que o PT era o partido de situação, analisar os enunciados da propaganda política eleitoral do candidato opositor, permitiu investigar os modos de desconstrução do adversário político que se estabelecem na relação interdiscursiva, no espaço entre a propaganda peessedebista e a petista. A partir dessa problemática, objetivou-se compreender como se dá o processo discursivo de desconstrução de Dilma Rousseff.  Para isso, foram analisados os funcionamentos discursivos através dos quais essa desconstrução se estabeleceu; buscando-se elencar as formas de desconstrução que funcionaram nesse processo e, finalmente, descreveu-se e interpretou-se o entrelaçamento dos tipos de desconstrução, os quais foram determinantes para a produção de efeitos de sentido de negativização do sujeito-político em questão. A pesquisa tem a Análise de Discurso francesa de filiação pecheutiana como principal fundamentação teórica e analítica, mas também concilia contribuições de teóricos da comunicação, por se tratar de discursos formulados para circulação em suporte pertencente ao campo midiático. Para se chegar ao corpus proposto, após a transcrição do HGPE/TV de Aécio Neves partiu-se da noção de de-superficialização (PÊCHEUX & FUCHS 1997; ORLANDI, 2013), selecionando as sequências discursivas que funcionavam no processo de desconstrução do sujeito-político Dilma Rousseff. Nesse percurso de leitura do arquivo e esboços de análises, foi identificada a recorrência de três tipos centrais de funcionamento discursivo de desconstrução do adversário político: desconstrução pelo partido, desconstrução pelo governo/gestão e desconstrução pelo candidato/pessoa. Propusemos, então, subdividir essas regularidades em sete temas – manutenção do poder, corrupção, inflação, competência, credibilidade, gênero e valores – os quais estabeleceram relações com os três tipos centrais de funcionamento discursivo. Depreendeu-se, como resultado, que o processo discursivo de desconstrução de Dilma Rousseff como adversário político pela propaganda política eleitoral de Aécio Neves se deu pela convergência desses funcionamentos, os quais atrelavam ao termo “mudança” o sentido de “troca do agente político”, produzindo o efeito de evidência sintetizado no slogan “A mudança é Aécio”, silenciando, dessa forma, outros sentidos possíveis ao termo. 

 

Palavras-chave: Discurso político. Propaganda eleitoral. Adversário político. Pré-construído

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