|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO NORMAL SUPERIOR, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DA TEORIA À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Silvana Soares Siqueira Rocha
A formação do professor tem sido um dos campos de conhecimento educacional mais discutido nos textos e nas práticas educacionais durante os últimos anos. Esta dissertação apresenta o fruto das pesquisas desenvolvidas no projeto “Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática” e aborda, por meio de uma pesquisa-ação, o ensino da língua portuguesa e a formação de professores do Curso Normal Superior, na modalidade de Educação a Distância, com o objetivo de analisar a transposição didática confluída na elaboração do material didático utilizado durante o estágio supervisionado das disciplinas de Linguagem. e propor uma reformulação. A teoria apoia as reflexões teórico-práticas em que se imbricam o processo desde a produção até a recepção do material pedagógico pelas professoras em formação, sob a perspectiva dos princípios filosóficos do Interacionismo no contexto da Linguística Aplicada. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista traz resultados evidentes de que, as dificuldades que nos são apresentadas no ensino superior à distância são muito parecidas com as do presencial, visto que o breve contato dos professores em formação, tanto de uma modalidade como de outra, ocorre no ensino presencial. Diante desse panorama, destacamos que apesar dos avanços, muito há o que se fazer em termos de pesquisa e de reflexão para uma transposição didática que cumpra realmente a função de absorver teorias em prol de uma prática pedagógica mais eficiente e voltada para a melhoria do ensino-aprendizagem de língua portuguesa. E tal responsabilidade, no contexto da Educação a distância, envolve o comprometimento de vários profissionais, dentre eles o tutor presencial exerce um papel relevante, visto que lhe é incumbido a função de co-orientador do estágio.
Palavras-chave: Formação do professor; Educação a Distância; Interacionismo e Ensino da Língua Portuguesa.
|