dissertação completa
SER OU NÃO SER PROFESSOR?
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Alessandra Garcia da Silva
No âmbito das discussões nacionais sobre a educação e sua melhoria estão sempre presentes opiniões diversas sobre a pessoa do professor e o papel que ele deve exercer. Também surgem as inevitáveis considerações a respeito das condições de trabalho, de sua formação profissional e da necessidade de uma verdadeira revolução que garanta um aproveitamento escolar satisfatório para formar cidadãos ativos e conscientes, conforme preconizam as políticas públicas de ensino.
Este trabalho enfoca a questão da formação, em nível superior, de professores de Língua Portuguesa. Sua principal contribuição é estabelecer o diálogo entre as diversas instâncias que compõem o curso, ressaltando a interdependência entre elas dentro do processo de ensino-aprendizagem; os diferentes microcosmos dentro do curso de Letras precisam conhecer-se para construir uma nova postura de ensinar e aprender. Chamamos atenção também para a necessidade de os professores em formação experienciarem, desde o início da formação, a vivência do ambiente escolar, para que a graduação lhes permita conhecer mais do que um esboço da futura profissão. É somente no contato constante com a realidade que nossas impressões se convertem em questionamentos e mudanças efetivas de postura.
Podemos dizer que temos aqui uma arena de debates que, embora altamente desejável, não acontece na prática. Para compor esta arena, começamos por retomar algumas perguntas nascidas ainda nos tempos da graduação em Letras: como resolver a dicotomia bacharelado x licenciatura? Por que os alunos vieram fazer este curso? Querem realmente ser professores? Os graduandos se vêm como profissionais? Escolhemos o curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá para lançarmos nosso olhar analítico porque a experiência de acadêmica de graduação do mesmo curso nos daria um ponto de partida interessante. A partir dele, passamos a ouvir as diversas vozes que compõe o universo do curso, desde os documentos e diretrizes oficiais que o regulamentam e avaliam, passando pelas vozes de acadêmicos, professores-formadores e do curso "em si", através de seu projeto pedagógico e de sua coordenadora. Ao final, expomos nossa breve experiência de docência, no mesmo curso, em uma das turmas entrevistadas. Nosso gesto interpretativo está pautado na Análise de Discurso de linha francesa, além de concepções teóricas de língua, ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:
formação de professores, currículo de Letras, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.