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DIÁRIOS DE BORDO: UMA VIAGEM PELA LEITURA DE TEXTOS COM O TEMA

 INFÂNCIA NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ

 

Sharlene Davantel Valarini

davantelvalarini@yahoo.com.br

 

Ao entender a Literatura como elemento humanizador, fator indispensável para o equilíbrio psíquico dos sujeitos (Candido, 1995), esta dissertação teve como objetivo primeiro analisar, a partir da leitura do tema “Infância”, a recepção e a produção de um grupo de indivíduos marcados por exclusão social: os detentos da Penitenciária Estadual de Maringá – PR. Tal intuito decorre do recorte nos objetivos de um Projeto de Pesquisa mais amplo – Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificação da identidade de indivíduos em situação de exclusão social” – coordenado pelas professoras doutoras Alice Áurea Penteado Martha e Marilurdes Zanini. Em tal projeto, foram propostas Oficinas de Leitura e Escrita com textos literários referentes às três fases da vida humana (Infância, Juventude e Velhice) a presidiários da Penitenciária Estadual de Maringá. Nesta dissertação, apresentam-se resultados da análise do tema “Infância”, obtidos nos diários escritos pelos detentos e em suas produções textuais. Para tanto, foi utilizado como base metodológica o texto Níveis da recepção literária no ensino, do teórico alemão Hans Kügler (apud MARTHA, 1987), com ênfase nas fases da Leitura primária e da Constituição coletiva do significado, discutidas por esse estudioso. A fundamentação teórica do trabalho constituiu-se a partir das seguintes Teorias da Leitura: Estética da Recepção, Teoria do Efeito Estético e Sociologia da Leitura. Além da metodologia e da base teórica, esta dissertação apresenta a análise dos resultados, que se encontra subdividida em três etapas: 1. Perfil socioeconômico e cultural dos indivíduos, delimitado por dois questionários: um no início e outro no fim do projeto, e uma produção textual com as imagens mais significativas para o indivíduo participante; 2. Análise dos textos com o tema Infância e dos diários produzidos pelos participantes; 3. Análise das produções textuais escritas por eles. Observa-se, como resultados da pesquisa, uma significativa melhora na leitura e na compreensão do texto literário por parte desses indivíduos. Apesar de não ultrapassarem a referida etapa da Leitura primária, os indivíduos do Projeto puderam ressignificar suas identidades a partir da aquisição de uma nova visão de mundo, graças ao contato com os textos literários.

 

Palavras-chave: Literatura e Humanização; Oficinas de Leitura; Ressignificação de Identidades; Exclusão social.