DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa

 

A LITERATURA COMO FATO SOCIAL:

INSTÂNCIAS E INSTITUIÇÕES QUE CONSTROEM O LITERÁRIO

 

ROMAIS, Sandra Eleine

sandraeleine@hotmail.com

 

A concepção de literatura, como hoje é entendida, está intrinsecamente relacionada à revolução burguesa, movimento responsável pelo desencadeamento de todo o processo de produção, distribuição e circulação do artefato literário e dos dispositivos necessários para a divulgação e acolhimento deste material artístico. Desse modo, a literatura concretiza-se no interior de uma prática social específica de leitura e escrita de uma sociedade necessariamente formada aos moldes burgueses. A idéia que se tem de literatura é notadamente construída por uma rede de elementos que se inter-cruzam e moldam conceitos conforme os valores vigentes do contexto sócio-histórico. Tendo tais idéias como premissas, este trabalho teve como objetivo geral identificar as instâncias essenciais que formatam os textos literários, dando-lhes as proporções e o valor estético que os chancelam como literatura. Entre as instâncias consideradas deste complexo e abrangente sistema literário, foram estudados: 1) o circuito de produção e recepção, que se refere à constituição do autor e do público-leitor; 2) o circuito de produção material dos textos, que trata da evolução das técnicas de impressão e das novas tecnologias; 3) o sistema legislativo e econômico, desenvolvido para regulamentar o comércio livreiro e os direitos autorais e editoriais; 4) as práticas discursivas e a atuação das instituições como a Academia de Letras, a crítica e a história literária, na elaboração dos padrões ou modelos de literatura; 5) o sistema educacional que forma o público-leitor (consumidor) e divulga os valores da classe dominante, atuantes no sistema literário. Para alcance dos objetivos, a dissertação realizou-se por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, de recorte sociológico e de fundo marxista na qual procurou-se enfatizar, sobretudo, a trajetória histórico-social brasileira. Posteriormente, para averiguar a pertinência dos estudos sociológicos como se expõe nesta dissertação, analisou-se o circuito de produção, distribuição e consumo do livro didático. A análise propõe compreender o livro didático como um suporte específico sob a perspectiva do sistema literário e investigar, por meio de exemplos práticos e apontamentos críticos, como esse sistema se relaciona com a fatura do livro didático. No atual contexto brasileiro, esta dissertação se justifica em virtude das relações que estabelece entre literatura e sociedade, contribuindo para os estudos voltados à sociologia da literatura e, em especial, às pesquisas relacionadas à formação do leitor. Pois, como conclui este trabalho, enquanto ensina-se uma literatura superficial, ajustada e limitada aos padrões da escola e de um grupo letrado que detém o poder, a literatura como um fato social tem alcançado dimensões surpreendentes e avassaladoras, não restritas às questões artísticas ou estéticas, mas, sobretudo, no meio social, político, econômico, ideológico e material. Tais relações não podem ser ignoradas, mas compreendidas com precisão e crítica a fim de devolver (ou atribuir) um significado pertinente à literatura, seus estudos e leitura, em vista dos novos paradigmas da sociedade pós-moderna.

 

PALAVRAS-CHAVES: “sociologia da literatura; instâncias discursivas; formação do leitor”.