DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

A Leitura Literária e a Formação de Leitores nas 3as e 4as séries do Ensino Fundamental da cidade de Paranavaí

 

Sandra Alves da Silva

san.alves@uol.com.br

 

A leitura, ou a falta dela, tem se constituído em uma preocupação que vai além dos muros escolares, entretanto, é da escola, ainda, que se espera a formação de um leitor que não apenas goste de ler e mantenha freqüência na leitura, mas que estabeleça uma relação de entendimento com o texto lido. Cientes desse papel atribuído e assumido pela escola é que empreendemos a presente pesquisa, que teve por objetivo principal verificar que tipo de leitor do texto literário tem sido formado nas 3as e 4as séries do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Paranavaí. A concretização de tal objetivo passou pela identificação  das concepções de leitor – leitura – literatura presentes no discurso e na prática das educadoras que trabalham nas escolas e nas séries pesquisadas; pela observação dos recursos e estratégias usados nos momentos de trabalho com a leitura  em sala de aula e, por fim, pela verificação das formas como o texto literário tem sido utilizado. Como percurso metodológico, optamos  por fazer uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, constituindo-se o corpus de nosso trabalho de questionários respondidos por 11 professoras e 6 supervisoras e por entrevistas realizadas com 24 alunos. Com o questionário buscamos levantar informações para que pudéssemos traçar o perfil das educadoras participantes da pesquisa, seus hábitos e conceitos de leitura, sua ação em sala de aula e seu conhecimento a respeito de propostas de leitura desenvolvidas na escola em que trabalham e, com as entrevistas, procuramos perceber na fala dos alunos seus gostos e hábitos de leitura, dentro e fora da escola, bem como a prática da leitura desenvolvida em sala de aula. A partir da análise do material recolhido junto aos sujeitos da pesquisa pudemos perceber que a leitura do texto literário na escola está sendo vista de forma utilitária e que o trabalho de formação do leitor reduz-se a atividades que acabam chegando a um objetivo inverso daquele ao qual foram dirigidas inicialmente, isto é, acabam afastando a criança da leitura.

 

Palavras-chave: formação do leitor – texto literário – práticas de leitura