|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O GÊNERO RESUMO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
Rubia Mara Bragagnollo
A partir das concepções de interação e escrita abordadas por Vygotsky (1991), Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2003), inseridas na perspectiva interacionista de linguagem, e também da noção de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003), neste estudo, objetivamos compreender como acontece a constituição da escrita na formação docente inicial, tendo o gênero discursivo Resumo Acadêmico como objeto de trabalho e a mediação da professora-pesquisadora como instrumento nesse processo. Na tentativa de responder ao questionamento "como a escrita acadêmica no curso de formação docente inicial se desenvolve", e considerando a demanda de estudos que envolvem essa problemática, utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, em que foram analisadas as produções de resumos pertencentes ao nosso corpus, coletado nas disciplinas Linguística I e Oficina de Leitura e Produção Textual na turma do 1º Ano de Letras (Português Única), do ano letivo de 2009 da UEM. Nas análises, realizadas após o processo mediativo, buscamos observar como se organiza o Resumo Acadêmico produzido, delineando as características de tal gênero e investigando como a mediação afeta o processo de produção desse texto. Os resultados mostram que o Resumo Acadêmico, raramente ensinado na escola, foi apropriado em diferentes níveis pelos acadêmicos, de acordo com o desenvolvimento da escrita de cada um e as características do gênero presentes nas produções. Além disso, constatamos que a mediação desempenhou papel significativo no processo de produção dos textos, ao permitir que os alunos tivessem oportunidade de refletir e reescrever seus resumos, possibilitando-nos afirmar que esse instrumento pode ser incluído no meio acadêmico como auxiliar na constituição da escrita de gêneros dessa esfera. A pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM/CNPq-www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Manifestações de constituição da escrita na formação docente", da Universidade Estadual de Maringá.
Palavras-chave: Formação docente inicial; escrita; gênero discursivo Resumo Acadêmico.
|