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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO
Esta pesquisa tem como objeto investigado a formulação, circulação e funcionamento discursivo da fotomontagem no Facebook na des-estabilização de imagens de Dilma Rousseff como sujeito-político. Para tanto, observam-se fotomontagens sobre Dilma em circulação no período da campanha eleitoral para a presidência da República de 2014, mais especificamente dos meses de setembro e outubro. A disputa presidencial ocorreu entre nove candidatos, sendo que, entre eles, estava Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), este há doze anos no poder. Considerando as prováveis especificidades da corrida eleitoral, partiu-se do pressuposto de que Dilma e o governo petista seriam alvo de ataques dos adversários e que as redes sociais poderiam participar do processo da des-construção de sua candidatura. Frente a isso, objetivou-se analisar o funcionamento discursivo de fotomontagens que circularam no Facebook sobre a candidata Dilma Rousseff, durante as eleições presidenciais de 2014, observando, no encontro formulação-circulação, os efeitos de sentidos advindos desse funcionamento na sustentação da imagem sujeito-político. Especificamente, foram levantadas noções conceituais sobre fotomontagem que possibilitaram promover um deslocamento de sentidos de/entre áreas, compreendendo-a como discurso em sua constituição, formulação e circulação; buscou-se conhecer a especificidade material do Facebook como espaço de circulação discursiva da fotomontagem e sua participação na constituição de sentidos dessa materialidade visual-verbal; por fim, descreveu-se e interpretou-se, na fotomontagem, o jogo de elementos discursivos que foram postos em cena na produção dos efeitos de verdade e de realidade que instauraram imagens do sujeito-político Dilma Rousseff, durante a campanha à reeleição. Tendo como referência teórica e metodológica a Análise de Discurso francesa materialista, perspectiva de Michel Pêcheux, e seus desdobramentos no Brasil, e considerando a fotomontagem, em sua especificidade discursiva, como um discurso sobre (que diz acerca de, embora possua sua própria especificidade na constituição pelo chiste), que se põe em circulação no Facebook, buscou-se responder de que forma a fotomontagem des-estabilizou sentidos de verdade e de realidade quanto à candidata Dilma Rousseff, no período de campanha à reeleição presidencial, em 2014. Na construção do corpus analítico, em torno de fotomontagens, partiu-se da noção de recorte de Orlandi (1984; 2000). No percurso, duas regularidades centrais foram observadas: “efeito de realidade”, ao mostrarem cenas e fatos que, no imaginário, se apresentam como se fossem a própria realidade; “efeito de revelação da realidade”, quando as montagens, facilmente identificáveis na própria composição das imagens visuais, produzem(-se) (em)um jogo de humor. Isso permitiu identificar, nas fotomontagens, o funcionamento das noções de chiste, desenvolvida por Freud (1996), e de boato, apresentada por Orlandi (2008), e o funcionamento de formações imaginárias que fazem emergir nas fotomontagens efeitos de verdade e realidade que culminam com a negativização da imagem da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, também do ex-presidente Lula e do governo do PT, por sentidos de corrupção, arrogância, despreparo, mentira, entre outros. Dessa forma, na desestabilização do sujeito Dilma, atrelada a Lula e ao PT, em que se desestabilizava a imagem sujeito-político Dilma, candidata à reeleição, e de seu partido, se estabilizava uma imagem forjada em que a presidente-candidata e o PT eram, imaginariamente, interditados no cenário político brasileiro. Palavras-chave: Discurso. Eleições presidenciais 2014. Dilma Rousseff. Facebook. Fotomontagem
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