DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

A CONSTRUÇÃO DO HERÓI  CAVALEIRESCO EM

A DEMANDA DO SANTO GRAAL

 

Roberth Marcel Fabris

roberthfabris@bol.com.br

 

A época do Trovadorismo, além da admirável floração lírica, ainda se caracteriza pelo aparecimento e cultivo das novelas de cavalaria. Originárias da Inglaterra e da França, de caráter tipicamente medieval, nasceram da prosificação das chamadas “canções de gesta”, poesia de temática guerreira, deixando de ser cantadas para serem lidas. Resultaram nas novelas de cavalaria, chegando a Portugal no século XIII, durante o reinado de Afonso III. Traduzidas do francês, sofreram alterações e adaptações à realidade histórico-cultural portuguesa. A Demanda do Santo Graal, mística e simbólica, pertence ao Ciclo Bretão ou Arturiano, constitui-se o objeto desta dissertação, cujo propósito é estudar a construção da personagem masculina, considerada herói, representada pelos cavaleiros da Corte de Camelote, reino do rei Artur.  Serão ressaltadas as características primordiais desses cavaleiros, do pagão ao divino – destacando-se o caráter e as ações das personagens. O manuscrito português encontra-se na Biblioteca Nacional de Viena (catalogado com o número 2594) e contém várias redações feitas entre os séculos XIII e XV. É considerado o mais fiel e o mais completo texto de todos os que contêm as novelas do chamado Ciclo Bretão. A pesquisa é de caráter bibliográfico e estará apoiada, teoricamente, no estudo da personagem e da narrativa romanesca, segundo as concepções de Aguiar e Silva, Candido, Moisés, Rosenfeld, Köthe, Stalloni, entre outros. Sobre o cenário histórico, a Idade Média, foram estudados os conceitos de Duby, Le Goff, Demurger, entre outros. A pesquisa se justifica pelo interesse na matéria cavaleiresca e pelos atuais e crescentes estudos sobre a Idade Média.

 

Palavras-chave: Estudos Medievais; Novelas de Cavalaria; Herói-Personagem.