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RESUMO

 

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RESUMO

 

PROFISSÃO DOCENTE: um estudo sobre a formação acadêmica inicial do professor de Língua Portuguesa

 

 

Rita de Cássia R. Oliveira

rita_cassia35@hotmail.com

 

Esta Dissertação é resultante de uma pesquisa documental que verifica as adequações curriculares do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina aos documentos normativos que orientam o processo de formação inicial do professor de Língua Portuguesa. Com base nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais e apoio da Pesquisa Documental, o currículo implantado a partir de 2010 passa pela análise interpretativista, ao serem estudados os programas e ementas das disciplinas, bem como as disposições sobre as demais atividades que compõem o referido currículo. O termo currículo passa pela concepção integral de todas as atividades teóricas e práticas que formam o profissional de Letras, exclusivamente quanto à Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa. A base linguística teórica do texto parte das concepções mais recentes sob o foco sócio-interacionista-discursivo e suas implicações quanto ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna, seguindo pelo contexto histórico sobre a formação desse professor no País, culminando na contraposição do escopo teórico levantado e os documentados oficiais orientadores da pesquisa, dentre eles, as resoluções de criação e funcionamento do curso na Instituição de sua oferta, bem como de leis, decretos e resoluções federais que buscam homogeneizar a formação inicial dos professores aptos a exercerem a docência na Educação Básica. Importantes questões são levantadas ao longo da pesquisa como, por exemplo, a necessidade de desvinculação da prática educacional do método tradicionalista de ensino-aprendizagem da língua e a ênfase em uma formação interativa no quesito teoria e prática, articuladas desde o início da licenciatura.

 

Palavras-chave: “formação inicial”; “currículo de Letras”; “ensino-aprendizagem”

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