DEFESAS
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Da paixão ao abandono: uma leitura das Cartas Portuguesas e das litografias de Henri Matisse

 

Regina Lúcia Gonçalves Pereira Silvestrini

regina_silvestrini@yahoo.com.br

 

Na Literatura Portuguesa, a temática das paixões como o desengano do amor, a melancolia do ideal inatingível, a angústia da perda da esperança, a dor do tempo, entre outros temas desvendaram estados de alma de Sóror Mariana Alcoforado, nas Cartas Portuguesas. Escritas por um eu que se confessa freira e dirigidas a um militar francês, Chevalier de Chamilly, as cinco cartas desvendam um sentido desengano e uma profunda dor da ausência do ser amado, essência de um drama passional encontrado, anteriormente, nas cantigas de amigo. Henri Matisse (1869-1954), pintor, escultor, artista gráfico e projetista francês também foi leitor das Cartas Portuguesas. No ano de 1945, aos 73 anos, as Cartas enquanto se recupera de uma delicada cirurgia. Entusiasmado, no ano seguinte, propõe à Editora Tériade, em Paris, uma edição ilustrada das Cartas. A edição de 2004 é composta de retratos imaginários de Mariana, somando-se quinze litografias que acompanham o texto e sintetizam os diversos estados de alma da religiosa, da pureza à paixão e da desilusão à amargura. Além das litografias, Matisse ilustra as páginas com vinhetas de flores, frutos e plantas dos países do sul que confirmam a paixão e o desejo expressos no texto. A dissertação objetiva apresentar uma leitura das Cartas Portuguesas considerando-as um documento humano, literário e de confissão, partindo-se da recepção de leitura de Henri Matisse nas litografias e vinhetas da edição especial de 2004. A recepção de leitura, segundo Wolfgang Iser, constitui-se o apoio teórico à leitura e interpretação do texto das Cartas. Os conceitos teóricos de Praz (1982), Souriau (1983), Ferrara (1986), Joly (1996), entre outros, foram essenciais para a interpretação das imagens. Em pesquisa aos bancos de dados, os trabalhos existentes não contemplam a leitura do não verbal das Cartas, daí a contribuição do presente trabalho à extensa fortuna crítica das Cartas Portuguesas, de Sóror Mariana Alcoforado.

 

PALAVRAS-CHAVE: “Barroco”; “Cartas Portuguesas”;” litografias”; “recepção de leitura”.