Da
paixão
ao
abandono:
uma
leitura
das
Cartas
Portuguesas e das
litografias
de Henri Matisse
Regina Lúcia
Gonçalves
Pereira
Silvestrini
regina_silvestrini@yahoo.com.br
Na
Literatura
Portuguesa, a
temática
das
paixões
como
o desengano do
amor,
a
melancolia
do
ideal
inatingível,
a
angústia
da
perda
da
esperança,
a
dor
do
tempo,
entre
outros
temas
desvendaram
estados
de
alma
de
Sóror
Mariana
Alcoforado, nas
Cartas
Portuguesas.
Escritas
por
um
eu
que
se confessa
freira
e dirigidas a
um
militar
francês,
Chevalier de Chamilly, as
cinco
cartas
desvendam
um
sentido
desengano e uma
profunda
dor
da
ausência
do
ser
amado,
essência
de
um
drama
passional
já
encontrado,
anteriormente,
nas
cantigas
de
amigo.
Henri Matisse (1869-1954),
pintor,
escultor,
artista
gráfico
e projetista
francês
também
foi
leitor
das
Cartas
Portuguesas. No
ano
de 1945, aos 73
anos,
lê
as
Cartas
enquanto
se recupera de uma
delicada
cirurgia.
Entusiasmado, no
ano
seguinte,
propõe à
Editora
Tériade,
em
Paris, uma
edição
ilustrada das
Cartas.
A
edição
de 2004 é
composta
de
retratos
imaginários
de
Mariana,
somando-se quinze
litografias
que
acompanham o
texto
e sintetizam os
diversos
estados
de
alma
da
religiosa,
da
pureza
à
paixão
e da desilusão à amargura.
Além
das
litografias,
Matisse ilustra as
páginas
com
vinhetas
de
flores,
frutos
e
plantas
dos
países
do
sul
que
confirmam a
paixão
e o
desejo
expressos
no
texto.
A
dissertação
objetiva
apresentar
uma
leitura
das
Cartas
Portuguesas
considerando-as
um
documento
humano,
literário
e de
confissão,
partindo-se da
recepção
de
leitura
de Henri Matisse nas
litografias
e
vinhetas
da
edição
especial
de 2004. A
recepção
de
leitura,
segundo
Wolfgang Iser, constitui-se o
apoio
teórico
à
leitura
e
interpretação
do
texto
das
Cartas.
Os
conceitos
teóricos
de Praz (1982), Souriau (1983), Ferrara (1986), Joly (1996),
entre
outros,
foram
essenciais
para
a
interpretação
das
imagens.
Em
pesquisa
aos
bancos
de
dados,
os
trabalhos
já
existentes
não
contemplam a
leitura
do
não
verbal
das
Cartas,
daí a
contribuição
do
presente
trabalho
à
extensa
fortuna
crítica
das
Cartas
Portuguesas,
de
Sóror
Mariana
Alcoforado.
PALAVRAS-CHAVE:
“Barroco”;
“Cartas
Portuguesas”;”
litografias”;
“recepção
de
leitura”.