DEFESAS
RESUMO

 

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O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO

DE SUJEITOS TUTORES VIRTUAIS

 

Raquel Tiemi Masuda Mareco

raquel.mareco@fatec.sp.gov.br

 

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do processo de construção de ethé do sujeito que discursiviza suas práticas pedagógicas a partir do lugar social de tutor virtual, perpassando essa análise pelo processo de identificação desse sujeito com a forma-sujeito, e a materialização de estereótipos relacionados à docência. Trata-se de um trabalho situado no campo da Linguística, na linha de pesquisa de Estudos do Texto e do Discurso, tendo como base teórica a Análise de Discurso de linha francesa (AD). Abordamos questões sobre o discurso do sujeito que atua na Educação a Distância (EaD) como tutor virtual. Nosso material de pesquisa constitui-se de 30 entrevistas com tutores virtuais atuantes em cursos técnicos, de graduação, e de especialização a distância em instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos EaD, em diferentes regiões do país. Tendo a AD como base, nossa metodologia de trabalho iniciou-se pela problematização da imagem de si dada por esse sujeito diante das condições de emergência sócio-históricas de discursos da EaD. Essa problematização foi sintetizada em quatro perguntas: a) Como ocorre o processo de identificação do sujeito tutor virtual com a forma-sujeito da FD à qual ele está filiado?; b) Como estereótipos relacionados à docência se materializam no discursos desse sujeito durante o processo de identificação?; c) Como o discurso Outro é trazido na discursivização das práticas pedagógicas abordadas pelo sujeito tutor virtual?;  d) Quais ethé o sujeito tutor virtual constrói ao discursivizar suas práticas pedagógicas?. Selecionamos a entrevista como instrumento de coleta do material, e as transcrevemos. Da leitura desse arquivo construímos e analisamos um corpus discursivo organizado em sequências discursivas de regularidades no funcionamento do ethos nesse discurso, o que exigiu um trabalho de relacionar ao  conceitos de ethos, (MAINGUENAU, 2008a; 2008b), a questão do estereótipo (AMOSSY, 1997; 2008a; AMOSSY; PIERROT, 1991), e da memória discursiva (PÊCHEUX, 1995; 1999) e, principalmente, partindo do processo de constituição do sujeito pela ideologia nas modalidades de desdobramento do sujeito discursivo previstas por PÊCHEUX, (1995). Nosso percurso de análise demonstrou que quando o sujeito tutor virtual discursiviza sua prática docente reproduzindo o que é próprio da EaD, ele se mostra em processo de identificação com os saberes inscritos na Formação Discursiva Educacional a Distância (FDEad) e as reproduz construindo, pois, um ethos de tutor eficiente, de acordo com esses saberes, a partir do necessário silenciamento do que é próprio ao discurso da modalidade presencial, que só retorna em momentos de falha nesse ritual, sob a forma de simulacro. Por outro lado, outros sujeitos tutores se mostraram em processo de contraidentificação, questionando os saberes da EaD de forma a fazer aparecer conflitos com o Outro do discurso: a modalidade presencial, momento em que surge o ethos de tutor questionador, cujo sujeito se mostra discordante de alguns saberes da FD. Nosso corpus fez aparecer, também um sujeito não identificado com a FDEad, aquele que se mostra filiado à Formação Discursiva Educacional Presencial (FDEpr), trazendo os saberes da FDEad como simulacro, e construindo um ethos de tutor deslocado.

Palavras-chave: análise de discurso; tutor virtual; ethos

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