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LUKAS... E AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA SOBRE O POLÍTICO, A POLÍTICA E O VOTO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE MARINGÁ

 

Luís Cláudio RAGIOTO

lcragioto@hotmail.com

 

Este trabalho pauta-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), tendo como principal referência os estudos de Michel Pêcheux e Orlandi. Seu principal objetivo é analisar como se projetam, através do discurso das charges de Lukas..., cartunista do jornal O Diário do Norte do Paraná, as imagens do político e do sujeito leitor/eleitor. Dentro do quadro teórico adotado, o trabalho enfatiza a ideologia, formação discursiva, memória discursiva, formação imaginária, e condições de produção. Em função das especificidades do corpus, contempla também conceitos concernentes à relação entre discurso, mídia, política e humor, além de estabelecer princípios norteadores para a análise discursiva de imagens. Como requisito para a análise, são levantadas as condições de produção das charges, constituídas pelo jornal impresso como suporte midiático em que são publicadas, por seu processo de produção, e pela descrição do percurso histórico-político sobre eleições no Brasil desde a colonização até a eleição Presidencial de 2003, bem como as condições de produção das eleições municipais maringaenses, no período de junho a novembro de 2004. O trabalho pressupõe que o que funciona é uma série de formações imaginárias que designam o lugar que A e B se atribuem cada um a si e ao outro; a imagem que eles fazem de seu próprio lugar e do lugar do outro nos processos discursivos. Pressupõe ainda a influência da mídia no processo chamado de midiatização da política e a possível intervenção da mídia televisiva em outros suportes, como o jornal. Entendemos que pesquisas dessa natureza podem, através do acionamento na memória de fatos e de discursos, materializados em palavras ou imagens, contribuir para a constituição de um novo olhar da sociedade para as complexas relações que permeiam o discurso da mídia impressa e da política, e como esses discursos significam no campo do humor, através da materialidade das charges.

 

Palavras-Chave: discurso; formações imaginárias; charge.