|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O
GÊNERO DISCURSIVO INFOGRÁFICO HIPERMIDIÁTICO NA CONDIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIRECIONADA A UM CURSO DE LETRAS EAD Rafael
Vitória Alves rafaelalves92@gmail.com Haja vista estarmos
inseridos na era da hipermodernidade, em que há uma exacerbação dos valores
criados na modernidade, sendo uma de suas faces a utilização em grande escala
de mídias digitais, como vídeos, áudios, entre outras, a presente pesquisa tem
por objetivo geral produzir um material didático para a disciplina de Linguística,
conformado na baliza do gênero discursivo infográfico hipermidiático, que possa
vir a ser encaminhado a um curso de Letras Português/Inglês na modalidade de
Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é de
natureza qualitativa, enquadrada no paradigma interpretativista,
configurando-se metodologicamente como um estudo de caso. Circunscreve-se nos
contornos das Ciências Humanas e da Linguística Aplicada sócio-histórica de
base dialógica, tendo como principal alicerce teórico os escritos do Círculo de
Bakhtin (1976 [1926], 1993 [1919-1921], 1998 [1975], 2003 [1920-1930,
1952-1953,1959-1961, 1974, 1970, 1970-1971, 1979], 2006 [1929], 2008 [1929],
2012 [1928]). Adotamos uma abordagem cooperativa de produção de material didático,
que implica o reconhecimento e participação, mesmo que indireta, de sujeitos
muitas vezes relegados do processo de produção. Nesse sentido, para ecoar na
construção do material, analisamos os enunciados de alunos e tutores para,
primeiramente, compreender como avaliam o conteúdo das disciplinas de
Linguística e, em segundo lugar, para averiguar sugestões apontadas por eles
que visam à melhoria da apreensão do conteúdo – sendo esses os objetivos
específicos. O corpus de análise é,
então, composto pelos enunciados dos
tutores, em resposta ao questionário encaminhado e pelos enunciados dos alunos,
em resposta ao Processo de Avaliação Interna (PAI). Os resultados da análise
apontaram, em termos de tratamento temático, para a utilização do conteúdo da
Linguística I como base para o infográfico, que trata das vertentes da Ciência
Linguística e de seus conceitos fundamentais. Sobressaiu também, na análise, a
expectativa dos sujeitos da pesquisa em ter um material didático com linguagem
acessível e com textos compactos que utilizem recursos midiáticos/multimodais e
interativos, o que dialoga com os elementos que fazem parte do estilo e da
construção composicional do gênero em questão. Ainda emergiu a constatação da
falta de autonomia dos alunos, o que procuramos amenizar com a figura de um
avatar. Observamos para a produção, também, os princípios do design instrucional. Concluímos que a
teoria mobilizada e a análise empreendida deram conta de guiar a produção do
infográfico hipermidiático e, com isso, esperamos que esse material didático
complementar, que consiste em uma proposta de intervenção, possa (inter)mediar
a relação dos tutores e alunos com o conhecimento da disciplina, promovendo uma
facilitação na compreensão do seu conteúdo. Palavras-chave:
Gênero do discurso; Infográfico hipermidiático; Educação a Distância. .
|