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RESUMO

 

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O GÊNERO DISCURSIVO INFOGRÁFICO HIPERMIDIÁTICO NA CONDIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIRECIONADA A UM CURSO DE LETRAS EAD

 

Rafael Vitória Alves

rafaelalves92@gmail.com

 

Haja vista estarmos inseridos na era da hipermodernidade, em que há uma exacerbação dos valores criados na modernidade, sendo uma de suas faces a utilização em grande escala de mídias digitais, como vídeos, áudios, entre outras, a presente pesquisa tem por objetivo geral produzir um material didático para a disciplina de Linguística, conformado na baliza do gênero discursivo infográfico hipermidiático, que possa vir a ser encaminhado a um curso de Letras Português/Inglês na modalidade de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é de natureza qualitativa, enquadrada no paradigma interpretativista, configurando-se metodologicamente como um estudo de caso. Circunscreve-se nos contornos das Ciências Humanas e da Linguística Aplicada sócio-histórica de base dialógica, tendo como principal alicerce teórico os escritos do Círculo de Bakhtin (1976 [1926], 1993 [1919-1921], 1998 [1975], 2003 [1920-1930, 1952-1953,1959-1961, 1974, 1970, 1970-1971, 1979], 2006 [1929], 2008 [1929], 2012 [1928]). Adotamos uma abordagem cooperativa de produção de material didático, que implica o reconhecimento e participação, mesmo que indireta, de sujeitos muitas vezes relegados do processo de produção. Nesse sentido, para ecoar na construção do material, analisamos os enunciados de alunos e tutores para, primeiramente, compreender como avaliam o conteúdo das disciplinas de Linguística e, em segundo lugar, para averiguar sugestões apontadas por eles que visam à melhoria da apreensão do conteúdo – sendo esses os objetivos específicos. O corpus de análise é, então, composto pelos enunciados dos tutores, em resposta ao questionário encaminhado e pelos enunciados dos alunos, em resposta ao Processo de Avaliação Interna (PAI). Os resultados da análise apontaram, em termos de tratamento temático, para a utilização do conteúdo da Linguística I como base para o infográfico, que trata das vertentes da Ciência Linguística e de seus conceitos fundamentais. Sobressaiu também, na análise, a expectativa dos sujeitos da pesquisa em ter um material didático com linguagem acessível e com textos compactos que utilizem recursos midiáticos/multimodais e interativos, o que dialoga com os elementos que fazem parte do estilo e da construção composicional do gênero em questão. Ainda emergiu a constatação da falta de autonomia dos alunos, o que procuramos amenizar com a figura de um avatar. Observamos para a produção, também, os princípios do design instrucional. Concluímos que a teoria mobilizada e a análise empreendida deram conta de guiar a produção do infográfico hipermidiático e, com isso, esperamos que esse material didático complementar, que consiste em uma proposta de intervenção, possa (inter)mediar a relação dos tutores e alunos com o conhecimento da disciplina, promovendo uma facilitação na compreensão do seu conteúdo.

Palavras-chave: Gênero do discurso; Infográfico hipermidiático; Educação a Distância.

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