DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

 

A (DES)CONSTRUÇÃO DO TEMA EM NARRATIVAS DE VESTIBULAR

Ana Paula Previate Widerski

Esta pesquisa analisa trinta redações, produzidas na tipologia narrativa, desclassificadas por fuga total ao tema, no Concurso Vestibular de Verão 1999, da Universidade Estadual de Maringá - UEM. O objetivo é, por meio dos elementos e da coerência da narrativa e dos modelos cognitivos de contexto, investigar a (des) construção do tema nesta tipologia textual. Tal objetivo insere-se num objetivo maior que é contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Língua Materna no seu cerne: a produção de textos. Nessa contribuição, tornar mais claros os caminhos a serem percorridos pelo professor-avaliador de textos, no momento de classificar ou desclassificar um texto narrativo por fuga ao tema num contexto muito específico como é o vestibular, quando a redação pode determinar o acesso ou não do aluno ao mundo acadêmico. Para isso, na perspectiva que orienta a Lingüística Aplicada e Lingüística Textual, organizamos este trabalho em três capítulos: a) cenário teórico, que apresenta a teoria embasadora da prática; b) a narrativa no contexto do concurso vestibular da UEM, o qual apresenta o corpus e seu contexto de produção; c) a análise das redações, que, à luz da teoria do primeiro capítulo, procuram nas pistas oferecidas pelos elementos da narrativa, de sua coerência e dos modelos cognitivos preconizados por Van Dijk, encontrar o tema do texto e aproximá-lo daquele sugerido pela Prova de Redação, com vistas à sua pertinência ou não. Os passos seguidos na análise começam pelo levantamento das possibilidades temáticas que a prova oferece e passam pelo mesmo procedimento as redações do corpus. A partir daí, centra-se a atenção nos elementos que caracterizam as informações fornecidas e nos modelos cognitivos acionados por seu autor, nessas redações. Neles, procura-se traçar o percurso da estruturação dessas informações. Os resultados obtidos e a sua discussão permitem concluir que, de acordo com as similaridades dos procedimentos, há quatro formas de (des) construir o tema em textos narrativos: a) às avessas; b) tema curinga; c) tema ilusório; d) tema abandono, em relação àquele da Prova.

Palavras-chave: Narrativa, Língua Materna, avaliação, tema.