DEFESAS
RESUMO

 

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UM CORPO DE SENTIDOS: DISCURSO, SUBJETIVIDADE E MÍDIA.

 

Poliana da Silva Lachi

polilachi@bol.com.br

 

Esta pesquisa tem como temática a subjetivação do sujeito atual através dos discursos sobre o corpo materializados na mídia impressa. Observa-se que a modernidade, caracterizada por sua dinamicidade, liquidez, elevação o conhecimento para a forma de hipóteses e alta reflexividade – reflexividade essa que afeta o sujeito – produz uma dissolução das certezas que o sujeito tinha sobre si, configurando assim a crise de identidade e a própria identidade como um processo em eterna construção. Juntamente com esses aspectos, a mídia atua como uma mediadora das experiências, representando a sociedade ao mesmo tempo em que a transforma. Nessa mídia, corpos são representados por meio do discurso, e ao se falar dos corpos, fala-se dos sujeitos. E é nesse caminho que este trabalho se envereda – uma investigação sobre o sujeito atual, com o objetivo de analisar a identidade desses sujeitos a partir do discurso midiático sobre o corpo. Para isso, são apresentadas três linhas que servem de base para a pesquisa: os estudos culturais, com conceitos e noções sobre identidade, modernidade, e na qual foram também enquadrados os estudos sobre a mídia; uma história do corpo, que está longe de ser unidisciplinar ou linear; e o método arqueogenealógico de Michel Foucault, com seus conceitos de série, enunciado, relações de poder e saber, que contribuem tanto para o método de análise e tratamento dos discursos quanto para o entendimento do corpo e do sujeito como afetados por micropoderes – método esse que é tomado emprestado e enquadrado em uma Análise do Discurso de linha francesa. Como materialidades para análise, foram selecionados doze enunciados de sete diferentes tipos de revistas, reunidos em uma série de três trajetos temáticos: 1) O Discurso científico nas práticas sobre o corpo; 2) O fitness e a modelagem do corpo; 3) Corpo, estética e dieta. Observou-se a recorrência ao discurso científico e ao treino como forma de controle do corpo, que por sua vez é instaurado pela mídia também através da voz do outro, sendo esse outro o sujeito do cotidiano e as suas experiências, ou o sujeito especialista (com o saber científico, autorizado), e cuja sexualidade pode ser apresentada ou negada conforme a utilização desse corpo, que deve fazer parte da ordem – e, para isso, deve ser belo, forte e magro (pois de acordo com essa ordem de discurso, não há como um corpo fora de forma ser produtivo), podendo ser renegado e odiado pelo sujeito ao se extrair da ordem, fazendo ainda com que o sujeito promova uma dissociação discursiva de si do seu próprio corpo.

 

Palavras-chave: Michel Foucault; subjetividade; corpo.