ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS INGLÊS

Pedro Augusto Pereira Brito

pedrobritoletras@hotmail.com

A análise linguística (AL) promove a reflexão sobre os fenômenos linguísticos materializados na língua em uso, elucidando os efeitos de sentido dos mais variados textos e constituindo-se como ferramenta para leitura e produção textual. Nos cursos de Letras voltados à formação de profissionais de Letras com habilitação em uma língua estrangeira (LE), seja na modalidade de licenciatura ou na de bacharelado, a AL apresenta-se como ferramenta imprescindível para a formação do profissional, tanto para a reflexão do estudante acerca dos conhecimentos linguísticos objetos de ensino nos cursos, quanto para a sua futura prática profissional, seja na docência, ou nos outros campos de trabalho do bacharel em LE. Inserida neste contexto e no campo da Linguística Aplicada, nossa pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de um grupo de estudantes do segundo ano de Letras – Inglês frente a uma proposta didática que visava à reflexão promovida pela AL nas línguas portuguesa e inglesa. A fim de alcançar este objetivo, orientamo-nos metodologicamente pelos pressupostos das pesquisas de natureza quantitativa, qualitativa e interpretativista, com traços etnográficos. Desse modo, observamos um período de aulas no interior da disciplina de Linguística II que tinham como objeto de ensino as categorias gramaticais divididas em nominais (gênero, número e grau) e verbais (tempo, número, pessoa, modo, voz e aspecto). Nosso corpus é constituído das atividades que compunham a proposta didática reflexiva ao término do ensino de cinco de tais categorias. A proposta didática construída pelo professor da disciplina buscava promover uma reflexão sobre a categoria estudada a partir da AL de textos em língua materna e de uma proposta tradutória desses textos com elucidação das facilidades e dificuldades nos movimentos escolhidos para a tradução, aplicando a AL na reflexão sobre a produção de efeitos de sentido em língua inglesa centrados nos usos das categorias em questão. Empreendemos nosso trabalho analítico levantando dados quantitativos e qualitativos dos comportamentos apresentados nas respostas dos alunos a essas atividades e interpretando-os à luz dos pressupostos teóricos da AL de acordo com estudiosos atuais que se dedicam a estudar esse assunto, como Geraldi, Antunes, Possenti e Perfeito, na proposta de Vinay e Darbelnet sobre os procedimentos técnicos da tradução e no perfil da turma por nós caracterizado. Os resultados das análises apontam para a tendência de não cumprimento ou atendimento parcial à proposta por meio de fragmentações, apagamentos e abandonos das tarefas postas nas atividades, em decorrência do perfil da turma estudada. Além disso, dos resultados emergem as necessidades de reflexão sobre a postura discente quanto ao seu processo formativo e a noção de proficiência em LE apresentada pelos alunos.

Palavras-chave: Formação do profissional de Letras; Língua Inglesa; Análise Linguística