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CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MEDIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA

Paulo Cezar Rodrigues

pauloenivia@yahoo.com.br

 

Diante da constatação de que a escola, de modo geral, não tem conseguido êxito na tarefa de formar escritores proficientes de textos, é que se realizou esta pesquisa, a fim de se identificar quais as características que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta como mediador no processo de ensino e aprendizagem da escrita de textos, em situação de ensino. Para tanto, analisaram-se os livros didáticos mais utilizados, em 2006, pelas escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Maringá-PR: Português: linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 002) e Português: leitura, produção, gramática (SARMENTO, 2002). Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo-interpretativista fundamentou-se na teoria sócio-interacionista de ensino, discutida pela Lingüística Aplicada, e em pesquisas e estudos que tratam da mediação no ensino e aprendizagem de produção textual escrita. Os resultados das análises realizadas nas propostas de produção textual de Cereja & Magalhães revelaram a presença de algumas características de mediador, as quais foram reagrupadas e classificadas em: a) propostas que apresentam finalidade ou objetivos de produção; b) propostas que especificam o gênero a ser produzido; c) propostas que apresentam meio de circulação para as produções; d) propostas que apresentam interlocutor. No livro de Sarmento, as análises das propostas de escrita apontaram características diversas, as quais permitiram outra classificação: a) propostas que não consideram as condições de produção de texto; b) propostas que especificam e caracterizam o gênero textual a ser produzido; c) propostas que não contemplam a finalidade ou objetivo de produção; d) propostas que não especificam nem caracterizam o gênero textual solicitado. Não obstante as diferenças verificadas nas propostas de escrita das duas coleções, os resultados demonstraram que as condições de produção, diagnosticadas no livro de Cereja & Magalhães, orientam uma prática mediadora no processo de ensino e aprendizagem da produção textual, em situação de ensino. Razão pela qual o livro didático pode se constituir em um mediador neste processo, bastando para isto que considere em suas propostas de escrita as orientações teórico-metodológicas contidas nas condições de produção.

 

 

Palavras-chave: livro didático; mediação; produção de texto.