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RESUMO

 

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O DISCURSO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: PROCESSO SOCIOCULTURAL DE REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE

 

Paula Adriana de Oliveira da Silva

paulaadriana04@gmail.com

 

 

RESUMO

 

 

Esta dissertação tem como sujeito de pesquisa o adolescente em conflito com a lei. Um sujeito marginalizado socialmente e, que em sua maioria, padecem de constantes violações de direitos. Nosso objetivo principal é dar visibilidade, linguística e social, a esse sujeito de quem muito se fala (principalmente nos meios midiáticos), mas pouco ou nada é ouvido. Visamos identificar por meio de seu discurso sua constituição e representação ideológica e identitária. Para tanto, fundamentamos este estudo na Análise Crítica do Discurso, a ACD, como teoria e método de análise linguística, uma teoria semiótica da linguagem que pensa o processo linguístico como prática linguística, prática discursiva e prática social que tem como seu maior expoente o teórico britânico Norman Fairclough. Também subsidiam o processo de análise aqui realizado, os preceitos teóricos de Thompson (1995) sobre os modos de operação da ideologia, Halliday com o aporte da Linguística Sistêmico Funcional e as funções/significados da linguagem: acional, representacional e identificacional de Fairclough (2001; 2003). Outros autores também contribuem com nossos estudos, tais como: Gramsci, Bakhtin, Wodak, Amossy, Maingueneau, Charaudeau, entre outros. O corpus utilizado na análise deste estudo são enunciados coletados de questionário estruturado realizados com dez adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em privação de liberdade, internos do CENSE de Maringá. Desse modo, na perspectiva da ACD, atores sociais como os adolescentes em conflito com a lei, considerados minorias sociais, sujeitos normalmente excluídos, trazem discursos com temáticas importantes para uma análise crítica do discurso. Assim, pelo interesse de uma teoria social da linguagem, como da ACD que preconiza questões que envolvem os sujeitos da chamada minoria social e as relações de dominação e poder que estão envolvidos, a escolha do ator adolescente e as temáticas apresentadas nos discursos selecionados para a presente análise se justificam. Nesse percurso analítico percebeu-se a importância dada à família e a valorização do processo educacional pelos adolescentes (demonstrado a partir do cumprimento da medida socioeducativa) como propulsores para a busca de mudança de vida e de conquistas sociais e econômicas. Evidenciando, assim, discursos que se voltam para o processo de mudança e de reconstituição de identidade. Na análise revelou-se também como o discurso excludente, preconceituoso, seletista e punitivo de nossa sociedade em relação a esses sujeitos deixam marcas em sua representação identitária e na sua constituição ideológica.

 

Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei; Análise Critica do Discurso; IdeologiaPalavras-chave: Análise do discurso; leitura; contos; pós-modernidade

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