|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O DISCURSO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI:
PROCESSO SOCIOCULTURAL DE REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE Paula Adriana de Oliveira da Silva RESUMO Esta dissertação tem como sujeito de pesquisa o adolescente em conflito
com a lei. Um sujeito marginalizado socialmente e, que em sua maioria, padecem
de constantes violações de direitos. Nosso objetivo principal é dar
visibilidade, linguística e social, a esse sujeito de quem muito se fala
(principalmente nos meios midiáticos), mas pouco ou nada é ouvido. Visamos
identificar por meio de seu discurso sua constituição e representação
ideológica e identitária. Para tanto, fundamentamos este estudo na Análise
Crítica do Discurso, a ACD, como teoria e método de análise linguística, uma
teoria semiótica da linguagem que pensa o processo linguístico como prática
linguística, prática discursiva e prática social que tem como seu maior
expoente o teórico britânico Norman Fairclough. Também subsidiam o processo de
análise aqui realizado, os preceitos teóricos de Thompson (1995) sobre os modos
de operação da ideologia, Halliday com o aporte da Linguística Sistêmico
Funcional e as funções/significados da linguagem: acional, representacional e
identificacional de Fairclough (2001; 2003). Outros autores também contribuem
com nossos estudos, tais como: Gramsci, Bakhtin, Wodak, Amossy, Maingueneau,
Charaudeau, entre outros. O corpus utilizado
na análise deste estudo são enunciados coletados de questionário estruturado
realizados com dez adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em
privação de liberdade, internos do CENSE de Maringá. Desse modo, na perspectiva
da ACD, atores sociais como os adolescentes em conflito com a lei, considerados
minorias sociais, sujeitos normalmente excluídos, trazem discursos com
temáticas importantes para uma análise crítica do discurso. Assim, pelo
interesse de uma teoria social da linguagem, como da ACD que preconiza questões
que envolvem os sujeitos da chamada minoria social e as relações de dominação e
poder que estão envolvidos, a escolha do ator adolescente e as temáticas
apresentadas nos discursos selecionados para a presente análise se justificam.
Nesse percurso analítico percebeu-se a importância dada à família e a
valorização do processo educacional pelos adolescentes (demonstrado a partir do
cumprimento da medida socioeducativa) como propulsores para a busca de mudança
de vida e de conquistas sociais e econômicas. Evidenciando, assim, discursos
que se voltam para o processo de mudança e de reconstituição de identidade. Na
análise revelou-se também como o discurso excludente, preconceituoso, seletista
e punitivo de nossa sociedade em relação a esses sujeitos deixam marcas em sua
representação identitária e na sua constituição ideológica. . .
|