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RESUMO

 

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MINICONTO: UMA NOVA PROPOSTA PARA A LITERATURA JUVENIL

 

Olga Ozaí da Silva

olguitcha@gmail.com

 

Este trabalho apresenta um olhar acerca da literatura juvenil, especificamente da inserção de um recente tipo de texto conhecido como miniconto e tem como objetivo geral verificar como o miniconto é inserido na produção para jovens, ou seja, como se configura sua organização narrativa (personagens, temas, narrador, foco narrativo, etc). A partir desse objetivo primordial verificamos como se configura este texto – suas características – e como os minicontos dos autores escolhidos como corpus podem ser inseridos na literatura juvenil. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro abordamos histórica e teoricamente a literatura juvenil – sua origem e características, o jovem a quem ela se destina e o contexto da indústria cultural, de onde a mesma emerge; o segundo destina-se aos aportes teóricos e históricos do miniconto dentro do espaço mais amplo do conto; e, por fim, no terceiro encontra-se uma análise do corpus, a partir dos dados levantados nos capítulos anteriores. Para escolha do corpus analisado foi realizada uma pesquisa de autores da literatura juvenil que publicaram obras compostas por minicontos e, entre as que surgiram, foram escolhidas as seguintes: Adeus conto de fadas (2006), de Leonardo Brasiliense, 60 contos diminutos (2012), de Marilia Pirillo e Uma ilha chamada livro: contos mínimos sobre ler, escrever e contar (2009), de Heloisa Seixas. Para tanto, utilizamos como aporte teórico autores da teoria do conto, como Julio Cortázar, Massaud Moisés, Edgar Allan Poe, Ricardo Piglia, Anton Pavlovitch Tchekhov, Alfredo Bosi, entre outros, além de autores que se dedicaram a estudar as micronarrativas, como Marcelo Spalding, Miguel Heitor Braga Vieira, Lauro Zavala e outros autores hispânicos. Além desses estudiosos da teoria do conto e do miniconto, também nos valemos da abordagem de autores e obras que tratam da literatura juvenil  – Ligia Cademartori, João Luis Ceccantini, Jaime Garcia Padrino, etc –, o que levará em conta aspectos da Sociologia da Juventude – Luis Antonio Groppo – no estudo da origem e definição do que é juventude –, assim como a Indústria Cultural – Eric J. Hobsbawn, Antonio Candido, Pierre Bourdieu, Adorno e Horkheimer, entre outros –  e sua influência na criação desse campo literário.

 

Palavras-chave: Literatura Brasileira, Literatura Juvenil; Miniconto;