|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
ESCRITA: RESGATE DA IDENTIDADE DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RECLUSÃO – AS OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO NA PEM
Odete Ferreira Da Cruz
A dissertação apresentada, fez parte do projeto “Literatura, Leitura e escrita: a ressignificação da Identidade de indivíduos em Ambiente de exclusão Social”, desenvolvido na PEM (Penitenciária Estadual de Maringá), que propunha o desenvolvimento de um trabalho de leitura e produção de textos escritos, por meio de oficinas. Na realização deste trabalho tivemos como objetivo principal analisar o processo e os textos produzidos para verificar qual a contribuição que a leitura e a produção textual escrita podem oferecer os indivíduos em condição de exclusão social. Tivemos ainda como objetivo colaborar na ampliação da visão de mundo desses sujeitos, oferecendo a eles subsídios para o resgate de sua identidade e auto-estima, tendo como parâmetro a ação-reflexão-ação. O trabalho se guiou por um viés sociointeracionista, abarcando teorias que vêem o homem na linguagem: Lingüística Aplicada, Lingüística Textual, Pragmática, Teoria da Enunciação, entre outras. A importância desse trabalho, em especial com a produção de textos escritos é tema de diversas obras, como as de Geraldi, Koch, Matêncio, Pereira as quais garantirão parte do embasamento teórico. Por acreditarmos no direito à cidadania, que deve ser de todos, independente de sua situação pessoal ou condição social, é que este projeto tem seu valor. Centrada nos pressupostos da Lingüística Aplicada, a pesquisa apresenta uma parte teórica, que orientará a organização e desenvolvimento das oficinas. A dissertação, cujo resultados relatamos, é qualitativa interpretativa, visto que busca interpretar os dados para responder a pergunta de pesquisa, por meio dos textos produzidos. Apresentamos, na primeira etapa, o trabalho desenvolvido na PEM, por meio do Projeto citado, ao qual nos engajamos. Na seqüência fazemos a análise do processo, ou seja, a análise do trabalho realizado, seus resultados e de suas produções, com foco na forma como o sujeito vê o mundo. Os resultados obtidos com as oficinas de produção textual, que tiveram como aporte o texto literário, comprovam que na escrita o homem encontra espaço para resgatar sua identidade e melhorar sua auto-estima, ressignificando o mundo e a si mesmo. O trabalho desenvolvido na PEM, devido a seu caráter social, além de atingir nossas expectativas, conseguiu nos surpreender, devido ao compromisso e dedicação dos sujeitos envolvidos.
Palavras-chaves: Língua Materna; Oficinas de leitura e produção de textos; Lingüística Aplicada.
|