|
RESUMO |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO PROCESSO E DO PRODUTO Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da produção textual, em uma quinta série do ensino fundamental, refletindo sobre a posição do professor em relação ao desempenho comunicativo escrito dos alunos. Focalizamos nossa atenção nas condições de produção dos textos escritos, caracterizando, durante cinco meses de observação em aulas de Língua Portuguesa, o "antes", o "durante" e o "depois" de seis situações do trabalho pedagógico com a produção textual. Analisamos, também, os textos produzidos pelos alunos, para observarmos se as estratégias de ensino do professor, relacionando-as ao enfoque dado às condições de produção, interferem em sua qualidade. Amparados pela visão interacionista de linguagem, concluímos que o professor desconsidera as condições de produção de textos escritos e que está pouco atento ao desenvolvimento da capacidade comunicativa escrita dos alunos. A artificialidade e o simulacro do processo distanciam os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais e da visão da escrita como trabalho. O mau desempenho escrito dos alunos mantém estreita ressonância com o processo de ensino/aprendizagem a que eles foram submetidos, o qual, ao nosso ver, possui falhas que retraem o desenvolvimento da expressão escrita deles. Palavras-chave: Produção textual - Ensino/aprendizagem - Condições de Produção. |