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HERÓIS EM TRÂNSITO: NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

 

Nathalia Costa Esteves

nathaliaesteves@hotmail.com

 

 Nesta dissertação, considerando que os estudos sobre a literatura juvenil ainda veem essa produção como subgênero atrelado à literatura infantil, procuramos, com o apoio de pesquisadores e escritores, estabelecer como se dá a construção da identidade juvenil em narrativas brasileiras contemporâneas, em um corpus de treze narrativas, cujos escritores são: Caio Riter, Eloí Elisabete Bocheco, Fernando Bonassi, Heloisa Prieto, Índigo, Ivan Jaf, Jorge Miguel Marinho, Laura Bergallo, Luís Dill e Mario Teixeira. A fundamentação teórica do trabalho alicerçou-se, no que concerne à teoria literária, nos estudos de Antonio Candido (1972, 1965, 1970), na Teoria da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), na Teoria do Efeito, de Wolfgang Iser (1976), com o apoio de outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, a Psicologia e a História. Nessa perspectiva, a contribuição de, entre outros teóricos, Manuel Castells (2003), Obiols (2006, 2008), Robert Darnton (1986, 1993), Robert Escarpit (1974), Luís Antonio Groppo (2000) e Stuart Hall (2006) foi de grande valia para que pudéssemos alcançar nosso objetivo: observar as representações juvenis e a busca por uma identidade nas narrativas analisadas. Percebemos que, independentemente do tema, todas as narrativas apresentaram modos diversos de representação da juventude e diferentes maneiras encontradas pelos personagens para abandonar a infância e caminhar em direção ao mundo adulto. Nesse percurso de amadurecimento, os personagens enfrentaram seus medos e suas dúvidas, cometeram erros e acertos. A representação de grupos ou “tribos” juvenis urbanas é uma constante no corpus, que tem como cenário, exclusivamente, as cidades; por ser composto de narrativas contemporâneas que refletem o ambiente sociocultural do século XXI, observamos, no corpus analisado, a dificuldade que os jovens encontram – inseridos no chamado ambiente pós-moderno – em construir sua individualidade e identidade: problemas com a autoestima, o consumismo exacerbado e as novas estruturas familiares são alguns dos temas presentes.

 

Palavras-chave: Literatura juvenil; Narrativa juvenil contemporânea; Teoria da Recepção e do Efeito; Sociologia da Leitura; Formação da identidade juvenil.