DEFESAS
RESUMO

 

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RESUMO

Nataly Gurniski Rosa

natalygurniski@gmai.com

 

Neste trabalho, refletimos sobre as propostas de produção escrita de gêneros discursivos de caráter instrucional em livros didáticos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do PNLD-LP/2014 a fim de verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de escrita desses gêneros no contexto escolar. Nesta pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, os pressupostos teóricos estão pautados na Linguística Aplicada, com respaldo nos estudos do Círculo de Bakhtin, abrangendo os conceitos: palavra, interlocutor, responsividade e gênero discursivo. Também relacionamos esse conceito com os estudos de Linguística Aplicada sobre leitura e escrita, realizados por pesquisadores, como Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). Procuramos responder à pergunta: como é proposto o ensino de escrita de textos instrucionais em livros didáticos? Os resultados das análises demonstram em cada Manual do professor: a) o predomínio da concepção de linguagem interacionista, pautada nos estudos de Bakhtin; b) o objetivo de escrita que procura desenvolver a capacidade comunicativa do aluno; c) a concepção de gênero como tipos relativamente estáveis de enunciados. Como resultados distintos, apuramos: a) a concepção de escrita enquanto consequência no livro didático “Perspectiva” (2012); b) a concepção de escrita como trabalho nas demais obras; c) a concepção de tipologia como um critério de agrupamentos de gêneros no livro “Jornadas.Port”  (2012); d) a tipologia ligada à estrutura composicional do gênero em “Vontade de saber português” (2012); e) a tipologia como um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto em “Universos” (2012); f) no livro “Perspectiva” (2012), não houve um esclarecimento sobre tipologia textual; g) a concepção de tipologia injuntiva é apresentada como aspectos tipológicos que visam a descrever ações, tendo a regulação mútua de comportamentos como capacidades de linguagem dominantes no livro didático “Jornadas.Port” (2012); h) a concepção de injunção em textos instrucionais que apresentam regras de como fazer algo, como um manual de instrução ou uma receita culinária, é apresentada no livro didático “Perspectiva” (2012), como enunciados incitadores à ação, que vêm representados por um verbo no imperativo.

PALAVRAS-CHAVE: “Ensino Fundamental”; “gênero discursivo instrucional”; ”livro didático de Português”.

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