DEFESAS
RESUMO

 

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FUNÇÕES EXERCIDAS E RELAÇÕES RETÓRICAS SINALIZADAS PELAS ESTRATÉGIAS DE PARENTETIZAÇÃO E DE REPETIÇÃO EM ELOCUÇÕES FORMAIS

Monique Bisconsim Ganasin

monique_ganasin@hotmail.com

O objetivo deste trabalho é investigar as funções e as relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de parentetização e de repetição em língua falada (elocuções formais). Além disso, busca-se apresentar as principais características dessas estratégias quanto à produção, às marcas formais, à distribuição e à construção. Esta pesquisa tem como base teórica o Funcionalismo e a Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), que tem como objeto de estudo as relações que se estabelecem entre as partes do texto. A concepção de língua falada, que também embasa esta pesquisa, considera que fala e escrita não são modalidades estanques, ou seja, organizam-se dentro de um contínuo tipológico, embora existam características específicas da fala: o não planejamento, que tende a construir um texto oral fragmentado, com um fluxo discursivo descontinuado; pressões de ordem pragmática, que podem levar o falante a não utilizar a sintaxe tradicional. Essas características são marcadas no texto falado em forma de hesitações, truncamentos, falsos começos, correções, dentre outros. O corpus da pesquisa é constituído por elocuções formais (cinco aulas de ensino superior) pertencentes ao Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná). As aulas são transcritas de acordo com as normas estabelecidas pelo Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e segmentadas em unidades de entonação. A análise quantitativa do corpus de parentetização evidencia que a maioria dessas ocorrências se manifesta sem marcador formal e tem como principais funções: testar a compreensão do locutor, estabelecer inteligibilidade do tópico e evocar conhecimento partilhado do tópico. Além disso, encontra-se uma única relação retórica: a parentética. Quanto às repetições, pode-se observar que estas, no corpus, são produzidas apenas pelo professor, ou seja, são autorrepetições. Ademais, observa-se uma maior frequência de repetições distantes do que adjacentes. Quanto à construção da repetição (integral ou com variação), foi encontrada quase na mesma quantidade no corpus da pesquisa, e suas funções mais frequentes são amálgamas sintáticos, intensificação, rema – tema e condução e manutenção do tópico. Também se verifica uma única relação retórica sinalizada pela repetição: reafirmação. Porém essa relação se manifesta de duas maneiras diferentes: com motivação icônica (função de intensificação) ou repetição de estrutura (função de listagem). Por meio deste trabalho, espera-se colaborar com outras pesquisas que envolvam a teoria da RST e as estratégias de formulação do texto falado, principalmente a parentetização e a repetição.

 Palavras-chave: Funções; Parentetização; Repetição