|
RESUMO |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
Mônica Cidele da Cruz
Esta pesquisa, de natureza qualitativa e observacional, tem como objetivo analisar as condições de produção de textos escritos no nível médio de duas escolas públicas da rede estadual do município de Tangará da Serra, Norte de Mato Grosso. Durante três meses, assisti a oito situações de trabalho pedagógico com a produção textual, objetivando coletar textos dos alunos para analisar as suas condições de produção. Nesse período consegui coletar onze textos, produzidos em três situações diferentes de ensino. Para a análise dos textos, utilizei como parâmetro as condições de produção propostas por Geraldi. Além disso, adotei como base teórica, a perspectiva interacionista da linguagem, buscando nos estudos de Bakhtin a fonte principal para direcionar os meus estudos. Ancorada, então, por essa visão, constatei que os professores ainda carregam consigo, uma concepção tradicional de linguagem, refletindo-se, sobremaneira, no ensino-aprendizagem da produção de textos em sala de aula. As condições de produção identificadas nos textos dos alunos são artificiais, típicas da atividade de redação escolar. Observei, também, que as atividades de produção de textos são retiradas de livro didático ou de manual de técnicas de redação, que retratam em suas propostas uma concepção de linguagem tradicional, outro fator que interfere de forma negativa na produção de textos, uma vez que não proporcionam o desenvolvimento da escrita como prática social. Por último, finalizo a pesquisa discutindo a atual situação do ensino-aprendizagem de produção de textos no nível médio, lançando reflexões acerca de uma concepção de ensino que proporcione ao nosso aluno interagir por meio da linguagem escrita, em diversas situações de uso da língua.
Palavras-chave: produção de texto, condições de produção, nível médio. |