Dissertação completa
UM PROFESSOR-LEITOR: UMA HISTÓRIA DE VIDA
Leila Maria Meri
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, procura "dar voz ao professor" e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões sobre os universos da educação e leitura. O sujeito analisado, por abordagem autobiográfica, é um professor de Português, na ativa há mais de dez anos e que, atualmente, leciona Literatura e Redação para o ensino médio e cursinhos.
Fundamentam teoricamente este estudo considerações sobre leitura, como um direito político e como formadora de cidadania; sobre leitura de literatura, aquela que além de desautomatizar a linguagem, ser polissêmica, humaniza mais o homem; sobre leitura de literatura na escola - o problema quanto classificações do que é ou não literatura; sobre o leitor para a Estética da Recepção e do Efeito, estudos importantes para a leitura de literatura e para seu ensino também; sobre História de Vida de Professores, uma linha de pesquisa que possibilita ao pensamento pedagógico, através das abordagens (auto)biográficas, voltar sua atenção às práticas de ensino complementadas por um olhar sobre a vida e a pessoa do professor.
O resultado da análise dos dados demonstra que, segundo metáfora de Rubem Alves (1989) que norteia esta pesquisa, quanto ao aspecto pessoal de amante e incentivador da leitura, pela qual desde criança sentira atração e interesse, o professor analisado pode ser considerado como um jequitibá, metaforizando o educador, mas enquanto profissional, este professor-leitor não se mostra preocupado com uma formação contínua, tão necessária para que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento em sua profissão, assim sendo, ele personifica o professor eucalipto - um funcionário de uma empresa qualquer.
Pela análise de uma história de vida, muito podemos aprender sobre a formação de professores e também refletir sobre o quanto de eucaliptos e jequitibás existem na floresta da educação, árvores de um mesmo habitat, cada qual com seu valor. Ainda, pelas histórias de vida, tantos outros problemas pelos quais passam os profissionais da educação, seja em sala-de-aula ou fora dela, podem ser refletidos e, quem sabe, solucionados.
Esta pesquisa almeja contribuir para que novas "vozes de professores" sejam ouvidas para serem refletidas e que possam iluminar outras histórias de vida.
Palavras-chave:
leitura; professor; história de vida.