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A PRESENÇA DO CORDEL NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE

LAMPIÃO & LANCELOTE, DE FERNANDO VILELA

 

Melissa Santana Nestorio Pizani

melissanestorio@gmail.com

 

Esta dissertação tem por objetivo a análise da obra premiada Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela, que traz o cordel em sua composição, abordando a posição do leitor diante do texto e questões sobre esse tipo de literatura que, sendo impressa, carrega marcas da oralidade, evoca o lúdico e a cultura popular. Embora considerada uma das nossas mais importantes heranças culturais da Península Ibérica, apesar da grande bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos, acredita-se que a Literatura de Cordel continua, em boa parte, desconhecida do grande público. A pesquisa se justifica em decorrência das poucas produções e estudos sobre o cordel voltado para o público infanto-juvenil. O referencial teórico utilizado na análise empreendida foi o da Estética da Recepção e da Teoria do Efeito, as quais concebem o leitor como agente responsável em dar vida ao texto no processo de leitura, atribuindo-lhe significados. As concepções abordadas da teoria que subsidiam o presente trabalho são as que analisam os efeitos que o texto literário provoca no leitor e, por deflagrar uma intensa interação entre ambos, enriquece e alarga o horizonte de expectativa deste, promovendo reflexões. Os resultados da pesquisa demonstram que Lampião & Lancelote constitui-se numa importante e significativa obra de difusão do cordel para o público infantojuvenil, além de sua inquestionável qualidade estético-literária, que assegura uma participação ativa do leitor e contribui de forma emancipatória na sua formação. O cordel é apresentado na obra no emprego de seus recursos composicionais e estilísticos, tais como: métrica, marcas da oralidade, título instigante, duelo, relação de sentido entre as palavras rimadas, dentre outros. Mas, além desses, traz aspectos que atestam sua originalidade. A intensa relação entre texto e imagem e as sentenças características das novelas de cavalaria se constituem em tais aspectos. As xilogravuras, ilustrações a partir de entalhes em chapas de madeira, criadas pelo próprio autor, nas cores cobre, para indicar o universo de Lampião, e prata, o universo de Lancelote, estabelecem uma relação de sentido na qual não há texto autônomo de um lado e ilustração de outro. O suspense, magia, humor, fantasia e maravilhoso presentes no duelo entre cavaleiro, Europa medieval, e cangaceiro, sertão nordestino, promove a mediação com o leitor. A linguagem, evidenciada pelo caráter lúdico, também se constitui num fator importante de mediação. Assim, por não possuir o intuito didático-pedagógico, mas permitir ao leitor criar representações e adotar o próprio ponto de vista, a obra Lampião & Lancelote, na abordagem da Literatura Infantil e da Literatura de Cordel, reflete sua contemporaneidade.

 

Palavras-chave: “Literatura Infanto-Juvenil Brasileira”; “Teoria do Efeito”; “Cordel”; “Lampião e Lancelote”.