|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
LEGISLAÇÃO
PARA O ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL MÉDIO: DA ESFERA FEDERAL AOS ESTADOS DO
SUL (1998-2014) Mayra Geovana da Costa Bonetti mayra_bonetti@hotmail.com RESUMO Esta dissertação teve
como objetos de estudo as normativas nacionais para o ensino: os Parâmetros
Curriculares Nacionais – Ensino Médio – PCN; as Orientações Educacionais
Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN+ e as Orientações
Curriculares Educacionais para o Ensino Médio – PCNEM, a partir das quais foram
analisadas suas propostas para o ensino de literatura. Posteriormente, esses
três documentos foram comparados a três documentos estaduais da região Sul do
país: Referencial Curricular Lições do Rio Grande, Proposta Curricular de Santa
Catarina e Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Tal comparação objetiva
descrever as orientações e recomendações relativas ao ensino desta disciplina
escolar observando os seguintes aspectos: 1) conceito de literatura presente nos documentos, 2) o perfil de leitor
por eles objetivado; 3) o(s) modo(s) de leitura propostos para textos
literários; 4) relações entre os documentos federais e estaduais. Para que isso
fosse alcançado, primeiramente foi feito um mapeamento da Lei que regulamenta o
ensino nacional, LDB/1996 e quais suas propostas para o ensino de língua
portuguesa e literatura; em seguida, foram apresentadas as concepções de
leitura mais utilizadas nas escolas do Brasil, os conceitos de letramento e a
concepção de leitura literária, e após esta contextualização teórica, foi realizada
a leitura e análise de todos os documentos já citados. As metodologias de
pesquisa utilizadas são a Pesquisa Descritiva e a Pesquisa Documental, uma vez
que buscou-se identificar a existência de associações entre os documentos
analisados e levantamento de dados acerca do ensino de literatura. .
|