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RESUMO

 

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RESUMO

 

 

PEÇAS DIDÁTICAS, DIALÉTICA E SOCIEDADE: utilidade e atualidade do teatro de Bertolt Brecht

 

Mateus dos Santos Moscheta

mateusmoscheta@hotmail.com

 

 

O conceito do didático se configura na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht em diversos aspectos temáticos e formais, especialmente em sua produção do final dos anos 1920 ao início dos anos 1930. Uma das dimensões mais relevantes diz respeito à perspectiva histórica que marca sua obra, de tal modo que sua produção não pode ser desvinculada de sua estratégia de participação nos contextos em que foi elaborada. Dessa forma, um dos objetivos gerais desta dissertação é retomar a discussão sobre esse conceito pelo prisma da sua historicização. Por isso, o percurso deste trabalho se configura inicialmente com o estudo da crise do drama, via naturalismo e expressionismo para, em seguida, compreender a especificidade do didático e sua revalorização no contexto do teatro épico. Estudaremos, também, a sua recepção ativa nos anos 1960 no Brasil pelo teatro de grupo, entendido como o momento histórico que ensejou o surgimento e o desenvolvimento desses grupos e de uma nova perspectiva para o teatro brasileiro. Por fim, analisaremos uma encenação da peça A exceção e a regra realizada no fim da década de 1980, levando em conta sua atualidade e utilidade agora no Brasil, com uma retomada crítica da obra de Brecht.

 

Palavras-chave: Bertolt Brecht; Teatro Didático; A Exceção e a Regra; Literatura e Sociedade.