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RESUMO |
Fábio Robson Massalli
O presente trabalho tem como objetivo central levantar as histórias de leituras de profissionais da mídia impressa e de estudantes do primeiro ano de um curso de jornalismo, comparando e analisando os dados levantados para discutir a importância da leitura literária na formação do jornalista a partir da análise de questionários respondidos pelos dois grupos, com embasamento teórico da Sociologia da Leitura. O trabalho também tem como objetivos secundários observar como a leitura está presente na fase atual da vida de cada grupo, discutir a necessidade de disciplinas específicas de leitura e literatura dentro do currículo dos cursos de jornalismo, identificar os fatores que contribuíram para a formação dos grandes leitores e dos leitores precários, levantar as diferenças nas histórias de leituras dos dois grupos, qual o papel da leitura para formar um leitor crítico e qual foi o papel da escola na formação destes leitores. A pesquisa entre os profissionais demonstrou que a literatura foi um fator importante na formação destes jornalistas. O gosto pela leitura literária permaneceu durante a fase atual de todos, embora a freqüência de leituras literárias tenha diminuído em decorrência da necessidade de outras leituras e obrigações profissionais. No grupo foram encontrados dois grandes leitores, três medianos e um precário e foi observado que a escola não foi um fator determinante para o despertar do prazer pela leitura, mas contribuiu para limitar a diversidade de leituras em um dos grandes leitores. Entre os estudantes, a literatura como fator determinante da formação não foi uma unanimidade. Três estudantes se mostraram grandes leitores, dois medianos e cinco leitores precários. O grande desmotivador do prazer na leitura foi novamente a escola, pois todos apresentaram, durante a infância, condições de leituras e incentivos dos pais. Em geral, a leitura literária se tornou mais rara após a entrada na faculdade, apontando a necessidade de uma disciplina voltada para a leitura com o objetivo de compensar este desinteresse e para formar uma história de leituras rica e diversificada, ingrediente importante para a formação de um leitor crítico.
Palavras Chaves: Formação do leitor, formação do jornalista, leitura, sociologia da leitura, histórias de leitura. |