DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

A RECEPÇÃO DE O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO, POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE MARINGÁ.

 

Marlene Cecília Castagna

mcastagna@bol.com.br

 

 

Esta dissertação relata uma pesquisa que se propôs a analisar a recepção de obra canônica, em uma oficina de leitura, por alunos do Ensino Médio de duas escolas da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Maringá (Pr). Essa pesquisa justificou-se pelas dificuldades encontradas no espaço escolar em trabalhar a leitura visando a um objetivo acadêmico, ou seja, uma leitura procurada e lida por alunos que pretendiam ingressar na Universidade, pretensão cada vez mais comum entre alunos de escolas públicas. Verificamos que O Triste fim de Policarpo Quaresma figurava na lista de indicação de leitura para os dois concursos: o PAS, Programa de Avaliação Seriada e o concurso convencional. Decidimos pela obra, em especial, por essa dupla indicação. A opção por duas escolas estaduais justifica-se na garantia da paridade institucional de pesquisa. O objetivo desta é investigar as reações dos jovens frente à oficina de leitura, contextualizada segundo a realidade sociocultural de cada um. A coleta de dados para a pesquisa foi feita por meio da aplicação de uma oficina de leitura, balizada pelos níveis de leitura descritos por Hans Kügler. A Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura fundamentam a pesquisa. Os resultados apresentados sinalizam que a formação do leitor abrange muitas perspectivas: o espaço institucional, a origem social do leitor e a qualidade das experiências com o espaço acadêmico. As perspectivas consideradas o espaço institucional e o trabalho destinado à preparação para o acesso ao Ensino Superior. Entretanto, a leitura canônica começa receber uma abordagem inferior ao que prevê a literatura pesquisada como o ideal para a formação de um leitor. A recepção de leitura segundo apontam os resultados obtidos neste trabalho, recebe significativa influência do meio social dos leitores.

 

Palavras-chave: Formação do leitor, espaço escolar, níveis de leitura.