DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

OS OBJETIVOS DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO

 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

w-striquer@uol.com.br

 

Frente ao fato de que as práticas do ensino de leitura na escola se direcionam, principalmente, pelo livro didático, neste trabalho, realizamos um diagnóstico de quais são os objetivos oferecidos por este material para que o aluno leia os textos apresentados. Acreditamos, à luz de teorias consolidadas por Kleiman (1989, 2000), Geraldi (1991) e Solé (1998), que os objetivos de leitura se integram à competência do leitor e o que se pretende, com o ensino, é a formação de um leitor competente. Para tanto, elegemos os livros didáticos de 5ª série mais adotados pelas escolas da rede pública de ensino da região Norte do Paraná. Concebemos o ensino de leitura em uma perspectiva interacionista, defendida por autores como Kato (1990), Menegassi (1995), Dell`Isola (1996), Leffa (1999), Colomer & Camps (2002), pela qual se encaminha o leitor à seletividade e autonomia em suas leituras, características fundamentais de um leitor competente. A partir desta temática, amparados na Lingüística Aplicada como eixo central de condução teórico-metodológico, além dos subsídios necessários retirados dos demais ramos das ciências da linguagem, a pesquisa teve como objetivo geral investigar as formas de apresentação dos objetivos de leitura no livro didático, a fim de contribuir com os estudos sobre a formação e o desenvolvimento do leitor no Ensino Fundamental. Assim, apresentamos uma pesquisa qualitativa-interpretativa sobre os livros que correspondem a uma participação de 44,47% dos mais utilizados na região citada, sendo eles: Português: leitura, produção e gramática (SARMENTO, 2002) e Linguagem Nova (FARACO & MOURA, 2004). Analisamos o suplemento destinado exclusivamente ao professor e as seções destinadas ao trabalho com a leitura do livro do aluno, as quais se dividem em três partes: os textos de abertura, os textos propriamente ditos e o Estudo do Texto. Os resultados das análises demonstram que, no Manual do Professor, não existe nenhuma orientação sobre como o docente poderia encaminhar o ensino de objetivos de leitura e nem tampouco se estabelecem objetivos para que o professor os repasse aos alunos. Já no livro do aluno, há um posicionamento implícito de um objetivo de leitura que se revela a partir do processo proposto. O processo é sempre o mesmo, para todo e qualquer texto, o que, por decorrência, padroniza a atividade de leitura como obrigatoriedade do contexto escolar. Os resultados apontam para a existência de um engessamento do processo de ensino de leitura, em que não existem formas de apresentação, mas sim, a apresentação implícita de um objetivo único.

 

Palavras-chave: leitura, livro didático, objetivos de leitura.