DEFESAS
RESUMO



Dissertação completa
 

INTERAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: PILARES DA

PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Marilice Pompeu da Silva

mariliceps@brturbo.com

 

O foco desta pesquisa é a produção textual escolar no Ensino Fundamental. O interesse pelo tema surgiu pela necessidade de respostas às indagações geradas durante alguns anos de exercício no magistério, nos quais pude observar, pelas produções textuais estudantis, uma ausência de intimidade entre os alunos e a língua escrita. Numa proposta tradicional de ensino, essas produções continuam a refletir a artificialidade da relação entre uma grande parcela de estudantes e a língua escrita. De acordo com Cavalcanti (1990, p.44), “fazer pesquisa em Lingüística Aplicada é identificar um problema na prática, estabelecer os caminhos teóricos (geralmente interdisciplinares), coletar registros e analisá-los, e voltar ao problema identificado com implicações e/ou sugestões de encaminhamento”. Desse modo, escolhi abraçar a teoria interacionista de ensino de língua, à luz da Lingüística Aplicada, e contemplar, também, a interdisciplinaridade proposta pela Educação. Esta pesquisa é de base empírica, interpretativa, tendo sido realizada numa sala de aula de 4a série do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2003, em escola da rede particular de ensino, na região de Maringá-PR. A interação e a interdisciplinaridade foram implementadas por meio da integração de conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, História e Geografia. Foram descritas as condições de produções de 7 textos sob diferentes temas, dentre estas, duas foram selecionadas para análise. As análises das condições de produção dos textos e das produções textuais obtidas evidenciaram que a interação e a interdisciplinaridade atuaram no processo de construção de textos, no ambiente escolar, em diferentes níveis: a) marcas de interação e de um nível de interdisciplinaridade menor; b) marcas de interação e de nível médio de interdisciplinaridade; c) marcas de interação e de maior nível de interdisciplinaridade; d) marcas de interação e de interdisciplinaridade equivalentes. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq).

 

Palavras-chave: interação, interdisciplinaridade, produção de textos, ensino fundamental.