Dissertação completa
INTERAÇÃO E
INTERDISCIPLINARIDADE: PILARES DA
PRODUÇÃO TEXTUAL NO
ENSINO FUNDAMENTAL
Marilice Pompeu da Silva
mariliceps@brturbo.com
O
foco desta pesquisa é a produção textual escolar no Ensino Fundamental.
O interesse pelo tema surgiu pela necessidade de respostas às indagações
geradas durante alguns anos de exercício no magistério, nos quais pude
observar, pelas produções textuais estudantis, uma ausência de
intimidade entre os alunos e a língua escrita. Numa proposta tradicional
de ensino, essas produções continuam a refletir a artificialidade da
relação entre uma grande parcela de estudantes e a língua escrita. De
acordo com Cavalcanti (1990, p.44), “fazer pesquisa em Lingüística
Aplicada é identificar um problema na prática, estabelecer os caminhos
teóricos (geralmente interdisciplinares), coletar registros e
analisá-los, e voltar ao problema identificado com implicações e/ou
sugestões de encaminhamento”. Desse modo, escolhi abraçar a teoria
interacionista de ensino de língua, à luz da Lingüística Aplicada, e
contemplar, também, a interdisciplinaridade proposta pela Educação. Esta
pesquisa é de base
empírica, interpretativa, tendo sido realizada numa sala de aula de 4a
série do Ensino
Fundamental, durante o ano
letivo de 2003, em escola da rede particular de ensino, na região de
Maringá-PR. A interação e a interdisciplinaridade foram implementadas
por meio da integração de conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa,
História e Geografia. Foram descritas as condições de produções de 7
textos sob diferentes temas, dentre estas, duas foram selecionadas para
análise. As análises das condições de produção dos textos e das
produções textuais obtidas evidenciaram que a interação e a
interdisciplinaridade atuaram no processo de construção de textos, no
ambiente escolar, em diferentes níveis: a) marcas de interação e de um
nível de interdisciplinaridade menor; b) marcas de interação e de nível
médio de interdisciplinaridade; c) marcas de interação e de maior nível
de interdisciplinaridade; d) marcas de interação e de
interdisciplinaridade equivalentes. A pesquisa está vinculada ao Grupo
de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq).
Palavras-chave: interação, interdisciplinaridade, produção de
textos, ensino fundamental.
|